Expedições do Patrimônio foca Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Expedições do Patrimônio foca Santa Tereza

Expedições do Patrimônio foca Santa Tereza, sua história e cultura em evento virtual com inscrição gratuita pelo portal da PBH

“Santa Tereza: Patrimônio Cultural e Identidades” é o tema da quarta edição do Expedições do Patrimônio, promovido pela Fundação Municipal de Cultura. O encontro virtual será no Dia do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, às 14h, onde abordados temas como a história de ocupação da região; o conjunto urbano protegido pelo município e suas características arquitetônicas e a formação identitária do bairro.

Marco Antônio Silva, coordenador do setor educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura, comenta que “será um evento onde os participantes também poderão conhecer e debater sobre as relações de convivência e proximidade entre os moradores, que destoam das relações impessoais que marcam a vida moderna; as fortes tradições culturais que reverberam mundo afora e a vida boêmia que atrai inúmeros moradores de outros pontos da cidade; e a história do Quilombo Souza, reconhecido como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, composto por uma comunidade negra que desde 1910 habita o território”.

 O debate será conduzido pelo Marco Antonio Silva e Arminda Aparecida de Oliveira, professora e mestre em Educação, da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura.  Como convidadas especiais participam Carol Peso, arquiteta da Diretoria de Patrimônio Cultural, e Gláucia Vieira, liderança do Kilombo Souza. Gláucia Vieira, neta da fundadora do Kilombo Souza, liderou a luta para manter as famílias no local em um processo judicial, que previa a sua expulsão da área situada à Rua Teixeira Soares, atrás do Oásis Clube.

Apesar de destinado a estudantes de graduação, professores, gestores educacionais e de centros culturais, o evento é aberto à participação do público em geral e às pessoas interessada nos debates sobre patrimônio cultura.

 “Expedições do Patrimônio”

Em sua primeira edição, o “Expedições do Patrimônio” proporcionou um encontro formativo sobre o Ofício dos Lambe-lambes, primeiro bem a receber o título de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O encontro aconteceu em 2019, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, território que abriga os fotógrafos que exercem há décadas a profissão na capital. 

Devido às medidas de combate à pandemia de Covid-19, o projeto foi temporariamente interrompido em 2020, sendo retomado em junho de 2021, de maneira virtual. Na segunda edição, a temática abordada foi a Praça da Estação: Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O encontro abordou a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação para Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais.

 Pampulha: Patrimônio Cultural e Diversidade foi o tema da terceira edição, realizada em julho, abordando a história de ocupação desta região, o Conjunto Moderno (tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco) e as Festas de Iemanjá (Patrimônio Cultural de Belo Horizonte) que acontecem no entorno da Lagoa.

Serviço

Projeto Expedições do Patrimônio
Santa Tereza, Patrimônio Cultural e Identidades
Dia 17 de agosto, das 14h às 16:30h – via videoconferência (Google Meet)
Inscrições devem ser feitas pelo portal da PBH
Número de vagas: 100

Matérias relacionadas ao Kilombo Souza
Kilombo Souza é reconhecido como patrimônio imaterial de BH

Kilombo Souza recebe certificação

Vila Teixeira: Despejo é suspenso

Anúncios