Quilombo Família Souza recebe Certificação - Santa Tereza Tem
Logo

Quilombo Família Souza recebe Certificação

A matriarca da Vila Dias/Quilombo Família Souza, em Santa Tereza, Dona Lídia Martins de Araújo recebeu neste domingo, 28 de julho, o Certificado da Fundação Cultural Palmares do Kilombo Família Souza.

A entrega foi feita por Makota Cassia, do Quilombo Manzo, que fica em Santa Efigênia. Apesar de quase não sair da cama, Dona Lídia, que fez 80 anos e está adoentada e é cadeirante, desta vez fez questão de ir pro terreiro participar da comemoração.

Dona Lídia recebe a certificação das mãos de Makota Cassia. Foto: Tamas Bodolay/Gabinetona

Ela ainda não sabe da luta que a família está travando para se manter no local, mas comentou, que esse dia ficará marcado na história da nossa família e com a voz emocionada cantou um trecho da música de Paulo César Pinheiro, interpretada por Clara Nunes, O Canto das Três Raças.

Participaram da entrega toda família Souza, representantes de outros Quilombos, as vereadoras Bella Gonçalves e Cida Falabella e a deputada estadual Andreia de Jesus.

Além da entrega do Certificado, no local aconteceu também o evento Zona de Confluência que reuniu mestras e mestres das práticas de resistência e bem viver de todo país, lideranças indígenas, quilombolas e representantes de comunidades do estado que lutam, resistem e constroem.

Matérias relacionadas
Governo Federal reconhece a Vila como Quilombola
Vila Teixeira: despejo é suspenso

Clara Nunes cantando o Canto das Três Raças

Anúncios