Inaugurado o Núcleo Rede Lixo Zero Bom Despacho - Santa Tereza Tem
Logo

Inaugurado o Núcleo Rede Lixo Zero Bom Despacho

ARede Lixo Zero Santa Tereza, integrada pela Associação Comunitária (ACBST), Insea (Instituto Nenuca), Escola Municipal Emplo, Cooperativa dos Catadores Coopersol Leste, UFMG, Rastafári Roots Ativa/Spiralixo  e vários moradores do bairro, tem demonstrado que quase 100% do lixo doméstico (orgânico e seco) pode ser reaproveitado por meio da reciclagem e da compostagem. Esta é uma forma de manter o bairro limpo, sem lixo nas ruas.

Horta

Assim, no sábado, dia 18, foi aberto oficialmente o Núcleo da Rede Lixo Zero Bom Despacho, com a inauguração da horta e do LEVA (Local de Entrega Voluntária Assistida) para recebimento dos resíduos recicláveis, secos e orgânicos dos moradores de Santa Tereza. Agora você pode comprar hortaliças frescas direto da horta todos os dias e contar com um local para entregar os resíduos de sua casa.

Espaço do LEVA

A inauguração

O espaço foi todo construído com aproveitamento de material doado pela comunidade e as paredes do banheiro são feitas de placas de caixa de leite reciclada.

Parede e telhas feitas a partir das caixinhas tetra pack de leite e suco

A inauguração do Núcleo contou com a participação de dezenas de pessoas do bairro e de outras regiões, que vieram conhecer o projeto e adquirir as hortaliças frescas apanhadas na hora.

Marta Silveira, moradora do bairro é zootecnista e trabalha também   com educação sócia ambiental. Ela veio ver de perto e se voluntariar para trabalhar no projeto, especialmente na mobilização da comunidade. “Acredito muito nessa importante ação para o meio ambiente e para resolver a questão do lixo no bairro, principalmente porque envolve as pessoas da comunidade.  Tem tudo para dar certo, se todos abraçarem a causa”.

Marta Silveira e Marcelo Souza, representante da UFMG na Rede LIxo Zero

Alessandra Andrade Faria, também residente em Santa Tereza e servidora pública, já trabalhou como educadora ambiental. Ela comenta que leu a notícia no Santa Tereza Tem e veio com sua filhinha Luna se informar melhor.

Alessandra observa que “desde que vi a coleta seletiva em algumas ruas, achei fantástico, apesar de não passar na minha. E pensando em uma forma de colaborar e de encontrar uma destinação dos resíduos produzidos em minha casa, vim conhecer. É sensacional a ideia e a partir de agora vou trazer meu material para reciclar”.

E Alessandra a diz ainda: “parabenizo a Associação e todos os envolvidos nessa iniciativa, principalmente porque sei o que é um trabalho difícil, de formiguinha, de conscientizar um a um os moradores. E pretendo contribuir com a experiência que tenho na área ambiental, estou à disposição”.

Alessandra e sua filhinha

Se você quiser também participar desta ação de grande importância para todo o bairro entre em contato com o pessoal da Rede pelo 998584155/ 997284247
Facebook.com/lixozerosantatereza

Serviço
Núcleo Bom Despacho/ Rede Lixo Zero Santa Tereza
Compra de verduras e entrega de material
 Horário de funcionamento de segunda a sábado de 9h às 16h
Local: rua Bom Despacho no n° 205.

Matérias relacionadas
Rede Lixo Zero é premiada
REde Lixo Zero precisa de seu voto
Notícias da Rede Lixo Zero
Rede Lixo Zero nos bares de Santa Tereza

Anúncios