Quer sombra? Então, Planta! - Santa Tereza Tem
Logo

Quer sombra? Então, Planta!

Quer sombra? Então, Planta! Esse é o recado do Bloco mais verde de Santa Tereza

No dia 03 de fevereiro, o bloco carnavalesco ambiental Então, Planta! criado pelo Coletivo Arboriza BH, faz seu segundo cortejo no bairro. É a galera que põe a mão na terra pra plantar e no tambor pra tocar. Os objetivos são distribuir alegria, divulgar a importância da rearborização, os cuidados com o meio ambiente, tentar reduzir ou evitar possíveis danos causados pelos foliões distraídos às árvores plantadas há pouco tempo e mostrar como a articulação e as conexões se dão nas ruas, de preferência a sombra de uma boa árvore!

Essa é turma que coloca a mão na terra pra plantar e no tambor pra tocar

A Izabela Bandeira, moradora de Santa Tereza e integrante do coletivo, conta que a ideia do bloco surgiu depois de um dos plantios no bairro. “Em um sábado, após o plantio pelo coletivo a.r.b.o.r.i.z.a.b.h, fomos para a Mercearia do Colombo para uma cerveja, descansar e trocar ideias. Então a Luciana, uma das criadoras do coletivo, provocou: e se formássemos um bloco de carnaval? Em meio ao coro de aprovação do grupo, ideias pipocaram. Seria ao mesmo tempo, diversão, um trabalho de conscientização ambiental e também para sinalizar e proteger as frágeis mudas recém-plantadas”.

O nome surgiu de uma brincadeira, conta ela, “Brincamos com as palavras: vamos c.a.r.n.a.r.b.o.r.i.z.a.r, beber cerveja na sombra da árvore para manter a cerveja gelada por mais tempo. Para evitar insolação, sombra! Pra ter sombra: então, planta! ”

O primeiro bloco carnavalesco ambiental de Santa Tereza sai para reforçar que a rua é o local de socialização, a folia é também momento de conexão e reflexão e que as árvores são essenciais à vida, não apenas pela sombra, mas pela qualidade do ar, permeabilidade do solo, equilíbrio climático, segundo a Izabela.

Cortejo verde

O bloco conta com uma bateria de aproximadamente 45 pessoas, uma banda com 6 músicos, apoio de um quinteto de metais, com um repertório de músicas temáticas ambientais e sociais. Não haverá trio elétrico ou carro de som.

Ah, importante: Haverá uma ala infantil, “Sementes e raízes, extensiva a idosos, cadeirante e outros merecedores de atenção🥰) ”. Durante o trajeto terá pernas de pau, pintura, performance ambiental entre outras coisas.

O cortejo, no pré-carnaval de Santa Tereza, onde os plantios são feitos, sai da Mercearia Colombo, berço do bloco, e finda no Bar Bocaiuva, na Rua Quimberlita. Pelo trajeto, as mudas plantadas serão protegidas.

Quem quiser participar é só vestir a fantasia da alegria e se possível vir de verde, que, claro, é a cor do bloco.

Quem puder dar uma força para o bloco pode contribuir na

vakinha.com.br/vaquinha/entao-planta

Serviço
Cortejo do Bloco Então, Planta!
Data: 03/02/2024
Concentração: 11:00
Início e duração: 12:00 as 17:00
Local de partida: rua Mármore, 418
Local de dispersão: Rua Quimberlita com Salinas

Organização: Coletivo @arborizabh @entaoplanta

Saiba mais sobre o Arboriza BH
Arboriza retoma plantios

Arboriza planta na Vila Dias
Nenhum toco a mais

Arboriza: como estão as meninas

Anúncios