O flutuar das bolhas de sabão do Raphael Xavier - Santa Tereza Tem
Logo

O flutuar das bolhas de sabão do Raphael Xavier

Por Isa Patto

Quem nunca, pelo menos uma vez, já se deparou com as bolhas de sabão gigantes, imponentes e brilhantes, do Coletivo Show de Bolhas? Elas já estiveram presentes nas praças de Belo Horizonte e várias vezes, aqui em Santa Tereza na Praça Duque de Caxias. Do coletivo, formado por sete pessoas, faz parte o frequentador e ex-morador do bairro, Raphael Xavier Costa.

O paulista Raphael, 32 anos, é estudante de Ciências Sociais, artista de rua, educador popular e está sempre se apresentando na Praça de Santa Tereza.

Raphael Xavier Costa, bolhista

Sua história com as bolhas começou quando participou de uma oficina de bolhas de sabão gigante com o coletivo @Showdebolha em sua cidade, São Vicente.  “Gostei tanto que entrei para o grupo e começamos a nos dividir como educadores, ocupando praças e parques com as brincadeiras das bolhas de sabão gigantes em todas as cinco regiões do Brasil e em países da América do Sul”.

Durante as apresentações, Raphael conta que, “ vamos espalhando conhecimento das fórmulas e manuais de faça-você-mesmo com oficinas, sempre prezando pela autonomia e desenvolvimento motor, social e intelectual dos participantes. Tudo isso em espaços públicos, onde muitas vezes chegamos a ter entre 1000 a 2000 pessoas, entre crianças e adultos, fazendo bolhas, um espetáculo muito lindo”.

Santa Tereza e as bolhas

Rafhael explica que veio parar em Santa Tereza por meio da Casa Circo Gamarra, pelo seu interesse pelo mundo circense. “Sabia que a Casa hospeda viajantes, artistas de rua e fiz contato com o Diego, diretor do espaço. Vim para BH e fui direto lá, fazer residência artística. Foram oito meses nos quais aprendi e ainda aprendo tudo sobre a magia do circo. Uma vivência da qual tenho um enorme carinho e me orgulho em ser parceiro”, comenta ele.

Atualmente, ele mora no Sagrada Família, mas faz questão de dizer que sua formação circense e trajetória artística tem Santa Tereza como principal palco. “Santê é um bairro lindo e mágico, onde eu faço a brincadeira da bolha na Praça Duque de Caxias nos finais de semana e as crianças e os pais vão a loucuras no flutuar de cores das bolhas”.

Com a pandemia, a parada dos eventos públicos e o isolamento social, ele precisou se reinventar. “Como o festival era itinerante e trabalhávamos com número alto de pessoas, parei com os eventos, e fui para minha cidade. Há 08 meses voltei para Belo Horizonte. Como eu não podia mais flutuar pelo mundo, fiquei por aqui e com a liberação e reabertura dos espaços públicos pela Prefeitura, hoje faço a Bolhaterapia”.

“Antes fazíamos várias atividades em um evento, mas agora, podendo voltar às praças e parques, estou focado nas bolhas, que nada mais é do que a leveza de dois palitos e um barbante sobre a eficácia simbólica do brincar, além da realização de instalações lúdicas, sempre com bolhas”, explica.

Clique na imagem para ver o vídeo

Casa Circo Gamarra

Nem todo mundo sabe, mas aqui em Santa Tereza tem a Casa Circo Gamarra, que é um espaço dedicado às artes circenses. Situada à Rua Conselheiro Rocha, 1510, Vila Dias, é obra do artista circense argentino, Diego Gamarra, radicado em Santa Tereza há 13 anos. Além de apresentação de espetáculos e promoção de cursos de arte, a Casa acolhe artistas de rua e trupes itinerantes.  Devido a pandemia, atualmente, está com a programação artística, o Cine Circo, em formato de live pelo Youtube, toda segunda-feira, às 20h.

Para quem quiser conhecer o trabalho do Raphael Xavier é só acessar Instagram  @bolhaterapia e para contratá-lo é só chama-lo no WhatsApp  (51)982035120

Veja também @showdebolha

Facebook: https://web.facebook.com/showdebolha/?_rdc=1&_rdr

Instagram: https://www.instagram.com/showdebolha/

Matéria relacionada
O circo em Santa Tereza

Anúncios