Evento celebra as culturas indígenas em Belo Horizonte
Logo

Encontro de Culturas Indígenas acontece neste sábado (30/04) no Parque Lagoa do Nado

Neste sábado (30/04) acontece o Encontro de Culturas Indígenas pela Cura da Terra, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Na programação terá o ‘Festejo multiétnico Yawara Pixuna e os Caminhos de Pachamama’, que, por meio do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas, reúne os povos Kambiwá, Aranã Caboclo, Pataxó e os Povos Andinos para celebrar o encontro e a diversidade, a riqueza da cultura e espiritualidade.

O evento também terá um bate-papo com a artista e ativista das causas indígenas Darupü’üna Tikuna (AM) e com o educador indígena e diretor escolar, Siwê Pataxoop (MG), mediado por Rafael Fares (BH). A apresentação do evento fica por conta de Rosália Diogo (MG), coordenadora do equipamento cultural.

O acesso ao evento é livre a partir das 10h, sujeito à lotação do espaço. A iniciativa segue os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte: para acesso ao evento é obrigatório uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação que comprove a segunda dose da vacina. Além disso, para acessar o parque, é necessário estar imunizado, há pelo menos 10 dias, contra a febre amarela. Para mais informações acesse www.circuitomunicipaldecultura.com.br.

Segundo Bárbara Bof, Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, “o encontro das culturas indígenas celebra os 30 anos de história do espaço de cultura no Parque Lagoa do Nado. Ao trazer a cultura indígena para o debate público e celebrar a Mãe Terra evidenciando sua relevância na dinâmica da cidade, damos um importante passo na busca pelo reconhecimento e valorização da população indígena urbana, visando o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as culturas populares e tradicionais.”

Saiba mais sobre a programação

Com canto, dança e reza, o ‘Festejo multiétnico Yawara Pixuna e os Caminhos de Pachamama’ terá a presença dos povos Kambiwá, Aranã Caboclo, Pataxó e os Povos Andinos, reunidos por meio do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas. O encontro traz músicas tradicionais dos povos indígenas brasileiros, o Toré e o Toante, e também o ritual de uma oferenda para Mãe Terra pelos parentes andinos. Os povos indígenas presentes também convidam para o encontro os povos pretos de terreiro, de quilombo, de periferia e LGBTQI+ para celebrar o encontro e a diversidade, a riqueza da cultura e da espiritualidade.

O momento, além de evidenciar o enfrentamento aos crescentes crimes de ódio, em especial, o preconceito contra tradições indígenas que são base da resistência da cultura popular brasileira, celebra o encontro entre os Encantados de povos de Abya Yala/Pachamama e de povos de Pindorama/Nak.

O Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas é um coletivo conformado por diversas etnias do Brasil, Peru e Bolívia, cada qual com sua cultura e saberes, que se organiza, desde 2012, com o objetivo de manter a cultura viva mesmo longe do território de origem. 

Bate-papo – O evento também terá uma conversa com Darupü’üna Tikuna (AM) e Siwê Pataxoop (MG). Darupü’üna é artista, ativista das causas indígenas, Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial (cadeira Outras Etnias) e Conselheira Estadual de Política Cultural – MG (cadeira Culturas Indígenas). A artista, do clã de mutum, pertence à etnia tikuna – o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Siwê é diretor da Escola Estadual Indígena Pataxó Muã Mimatxi, em Itapecerica (MG), e membro titular da Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena do estado de Minas Gerais. A conversa será mediada por Rafael Fares (MG), poeta, compositor, doutor em literatura indígena, pesquisador e produtor da exposição Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas.

SERVIÇO

Encontro de Culturas Indígenas pela Cura da Terra

Data: 30 de abril

Horário: 10h

Entrada: evento presencial gratuito

Classificação: livre

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)

Ingressos: acesso ao evento é livre a partir das 10h, sujeito à lotação do espaço

Protocolos de prevenção à covid-19: para acesso ao evento é obrigatório uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação que comprove a segunda dose da vacina.

Vacinação contra febre amarela: É obrigatória a imunização com aplicação de dose da vacina de febre amarela há, pelo menos, 10 dias antes da visita ao parque. Caso o visitante não apresente o cartão de vacina, deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, de que já foi imunizado.

Anúncios