Associação e moradores buscam soluções - Santa Tereza Tem
Logo

Associação e moradores buscam soluções

Associação e moradores buscam soluções para melhorias de Santa Tereza

Apresentação da Rede Lixo Zero Santa Tereza

Na noite de terça-feira, 12, durante a reunião organizada pela diretoria da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), empossada em agosto de 2018, foram discutidos assuntos como o carnaval, coleta seletiva de lixo (Rede Lixo Zero), as consequências do Plano Diretor para o bairro e demandas levantadas por alguns dos 150 moradores participantes.   Estiveram presentes também o subtenente Maximiliano, morador do bairro e representante da Polícia Militar, os assessores da Câmara Municipal Welton Perilo e Edvar Andrade e representando a Rede Lixo Zero Santa Tereza,  Leila Regina da Silva, do Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Social), Vilma Estevam, da Coopesol (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Regional Leste) e a moradora Juliana Gonçalves, que também é do Núcleo Alternativas de Produção da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Confira os assuntos da pauta de debate:

Plano Diretor
O tema foi exposto pelos assessores da Câmara Welton Perilo e Edvar Andrade, que acompanham o processo de votação do Plano Diretor. Foram abordadas a emenda do vereador Leo Burguês, que prevê modificar a Lei da ADE para permitir o aumento da área de construção para drogarias dos 300m2 previstos para tamanho ilimitado e a emenda apresentada pela prefeitura, liberando a instalação de antenas de celulares.  O tema causou preocupação aos moradores presentes e ficou decidido que a Associação irá acompanhar e manter a comunidade informada sobre o andamento do Plano Diretor e sobre as Audiências Públicas e pressionar os vereadores para que  retirem as emendas da votação em segundo turno. Confira matéria sobre o Plano Diretor.

Carnaval
Ficou combinado que será agendada para a próxima semana uma reunião entre a ACBST, os dirigentes dos blocos de rua, a Belotur, BHTrans, Polícia Militar e moradores para discutir medidas,  como proibição de estacionamento, Food trucks, especialmente na Rua Mármore, para garantir um Carnaval sem problemas tanto para os foliões, quanto para os moradores. Quando a data estiver acertada o Santa Tereza Tem vai divulgar.

Rede Lixo Zero Santa Tereza
As representantes da Rede Lixo Zero Santa Tereza fizeram uma apresentação do projeto, que atualmente faz a coleta seletiva em algumas ruas do bairro. Foi explicado também que a coleta precisa expandida para toda Santa Tereza, mas encontra dificuldades, pois o projeto não conta ainda com o apoio financeiro da Prefeitura e todo o gasto com a manutenção do caminhão e pagamento dos catadores é feito pela Coopesol. Foi divulgado também a rota da coleta, que acontece toda segunda-feira, a partir das 8h, nas ruas Salinas (entre Anhanguera e Genaro Masci) Divinópolis, Mármore e Hermilo Alves (Condomínio Solar).  Confira matéria sobre o a Rede Lixo Zero Santa Tereza.

Segurança
O subtenente Maximiliano aproveitou para passar os contatos da Polícia Militar para a comunidade acionar a PM mais rapidamente quando necessário.
Telefone da Base Comunitária na Praça Duque de Caxias: 2108.4801 (de 13h30 às 23h30 todos os dias)
Rotan 2101 1701 (apenas em casos graves, como assaltos e agressão com uso de armas)
Sugeriu ainda o aplicativo para celular da PBH APP  e o Sinesp Cidadão.

Barulho

Uma das demandas levantadas por moradores é a questão do barulho promovido por alguns bares e pela casa de eventos Vila Albertini, na Rua Cristal. Foi sugerido que a Associação solicite uma audiência pública com a Prefeitura, proprietários de bares e restaurantes e moradores para encontrar uma solução que atenda a todos. Que o comércio possa funcionar, sem trazer os atuais transtornos para os moradores vizinhos a eles.  O presidente da Associação, Pedro Barros informou que já existe uma comissão estudando o assunto, buscando um trabalho de harmonização e boa convivência.

Contato com a Associação

O presidente da Associação, Pedro Barros, explicou que a diretoria da ACBST se reúne semanalmente e  como não há uma sede ou telefone fixo, solicitou que os moradores enviem as demandas para o e-mail da entidade: acbsantatereza@gmail.com ou para a página do Facebook

Anúncios