Rede Lixo Zero Santa Tereza e Regional preveem ações conjuntas - Santa Tereza Tem
Logo

Rede Lixo Zero Santa Tereza e Regional preveem ações conjuntas

Rede Lixo Zero Santa Tereza e Regional preveem ações conjuntas

Representantes da Rede Lixo Zero Santa Tereza estiveram reunidos, no dia 5 de fevereiro, com com Irma Izabel Moura e Stela Seif na Coordenadoria de Atendimento Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte (CARE-L), à Rua Salinas, para conversar sobre as ações da Rede no bairro.

Irma Izabel Moura, assessora da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste, ficou empolgada com o que ouviu. “A proposta da Rede Lixo Zero vai ao encontro da filosofia atual da Regional Leste, especialmente do Comitê do Aeds Aegypti implantado recentemente. A Regional está à disposição para colaborar, pois o lixo é um dos nossos maiores problemas. Não é só a reciclagem, mas principalmente a mudança de cultura das pessoas de jogar o lixo nas ruas, queimar coisas e aprender a dar destino apropriado aos resíduos.  A Leste é uma região grande, 300 bairros, e a ideia da Rede Lixo Zero pode ser aplicada em outros locais”, segundo Irma Moura.

Ela disse ainda que a proposta da Rede Lixo Zero será levada para outras esferas do governo municipal como a saúde e educação, que estão diretamente ligadas ao assunto.  “Com o período chuvoso e a ameaça das doenças causadas por picada do mosquito Aeds aegypti, a questão do tratamento do lixo é fundamental no combate ao mosquito. Portanto, as nossas ações poderão ser integradas”, afirmou.

A Coordenadoria de Atendimento Regional Leste – CARE-L ocupa desde dezembro de 2018, o imóvel onde funcionava a Escola Municipal Professor Lourenço Oliveira (EMPLO) em Santa Tereza, grande parceira da Rede desde o início, no ano de 2017.  Por meio dos professores Luísa Torres e Denismar do Nascimento, a escola foi o eixo condutor da criação Rede Lixo Zero Santa Tereza e se configurou como um espaço para ações de educação ambiental, reuniões, desenvolvimento de pesquisas e estudos, oficinas de restauração de móveis e ponto de apoio para entrega de materiais recicláveis, envolvendo a comunidade escolar e vizinhos do entorno.

A expectativa é de que o espaço continue sendo uma referência para as ações da Rede Lixo Zero. “Queremos nos aproximar dessa iniciativa tão interessante, que já acontece e é reconhecida em Santa Tereza. Temos interesse em apoiar a continuidade do projeto e estimular a ampliação da coleta e ações ambientais não só aqui, mas também em outros bairros e Vilas da regional Leste”, afirma Irma Moura.

Sobre a Rede Lixo Zero

A Rede Lixo Zero que implantou a coleta seletiva solidária no bairro, 2017 é formada pela cooperativa de catadores Coopesol Leste, o Observatório da Reciclagem Inclusiva (ORIS) – que reúne instituições de ensino, pesquisa e assessoria técnica acerca da reciclagem – e atua junto a moradores, escolas, comércios, associação e movimentos do bairro Santa Tereza, visando conscientizar a população para a importância da coleta seletiva solidária e diminuir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários e lixões.

No bairro Santa Tereza, a coleta seletiva é feita sempre às segundas-feiras pela manhã. O material recolhido é levado ao galpão de triagem da Coopesol Leste e encaminhado para indústrias de reciclagem. Só no ano passado a Coopesol conseguiu destinar adequadamente mais de 50 toneladas de materiais recicláveis separados pelos moradores de Santa Tereza que iriam para o aterro sanitário. A coleta faz parte de um conjunto de estratégias e ações para afirmar que é possível reduzir e até eliminar a geração de lixo, em prol da vida e do desenvolvimento sustentável.

Saiba mais em matérias relacionadas
Coopesol Leste no Lixo Zero

Programa traz coleta seletiva solidária a Santa Tereza

Anúncios