Oficina de Soudpainting no MIS Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina de Soudpainting no MIS Cine Santa Tereza

Oficina de Soudpainting no MIS Cine Santa Tereza para profissionais da música

Entre os dias 12 e 15 de fevereiro acontece, no MIS Cine Santa Tereza, a Oficina de Soundpainting, que possibilita aos participantes a criação e execução ao vivo de trilhas sonoras para filmes.

João Paulo Prazeres

A oficina, ministrada por João Paulo Prazeres, é direcionada a musicistas e estudantes de música e fornece o conteúdo básico da linguagem de sinais chamada “soundpainting” e que permite criar uma obra artística em tempo real.

A oficina culminará no Cineconcerto, apresentação musical-cinematográfica, no dia 16 de fevereiro.

Nesta oficina, voltada especificamente para a área dos sons, será feita uma introdução ao soundpainting, abordando a sintaxe, um conjunto de sinais básicos e sua utilização sonora.

Serão cinco encontros, sendo:
Quatro dias de oficina, 12 a 15 de Fevereiro, das 14h às 17h30;
Um Cineconcerto no dia 16, às 19h (passagem de som a partir das 15h). O cineconcerto é sessão de cinema na qual será criada e executada ao vivo a trilha sonora, utilizando o soundpainting. A sessão será aberta ao público e gratuita.

Atividade gratuita com vagas limitadas. Interessados devem trazer seu instrumento. Não é  necessário conhecimento prévio do soundpainting.
Inscrições pelo link: https://bit.ly/oficinasoundpainting

Sobre o Soundpainting

É a linguagem de sinais para criação artística multidisciplinar em tempo real continuamente desenvolvida desde 1974 pelo artista novaiorquino Walter Thompson. Utilizando esses sinais,  grupo  musical pode criar uma estrutura composicional a partir de materiais artísticos trazidos por cada integrante. Para isso, o soundpainter (compositor-gesticulador) lança, fazendo uso dos sinais, propostas que são respondidas pelo grupo sob a forma de improvisação. 

Sobre o ministrante da oficina
João Paulo Prazeres, coordenador do projeto Soundpainting BH, é compositor, improvisador e saxofonista. Bacharel em Música (Composição) e Comunicação (Jornalismo), ambos pela UFMG, dedica-se desde 2010 ao estudo do Soundpainting, tendo realizado diversas oficinas na área, inclusive curso intensivo na Suécia com com Walter Thompson, criador da linguagem, em 2012, quando também passou a ministrar oficinas de Soundpainting. Em 2015, estreou seu show Prazeres e Choros, com composições próprias, arranjadas para grupo instrumental. Em 2017 e 2018, realizou duas edições da Residência Soundpainting BH, em parcerias com o Conservatório da UFMG e com a Funarte MG. Além disso, mantém um grupo multidisciplinar de artistas da dança, música e teatro que atua em diversas vertentes da criação com soundpainting.

Serviço
Público alvo: Musicistas, artistas do som, da voz e estudantes dessas áreas (não).
Período de realização: de 12 a 15 de Fevereiro de 2019, de 14h às 17h30; 16 de Fevereiro, das 15h às 18h (passagem de som) e 19h às 21h (Cineconcerto).
Inscrição gratuita:  até 8 de fevereiro, vagas limitadas,  via formulário eletrônico na internet.
Local da oficina:  MIS Cine Santa Tereza, na Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza (ao lado da praça Duque de Caxias).

Matéria relacionada
Cineconcerto lota o MIS Cine Santa Tereza

 

Anúncios