Diminua o estresse dos animais com os fogos - Santa Tereza Tem
Logo

Diminua o estresse dos animais com os fogos

Diminua o estresse dos animais com os fogos na virada do ano

A queima de fogos e o hábito de soltar foguetes na virada do ano tornou-se uma tradição em várias cidades, apesar do barulho ensurdecedor. Se essa prática traz satisfação a muitos humanos, aos animais, nem tanto. Para os animais silvestres e domésticos os estampidos e as luzes em profusão são motivos de pânico e estresse, que não é nada agradável.

Segundo a médica veterinária, moradora de Santa Tereza, Letícia Peixoto, a audição dos animais, especialmente cães e gatos, é muito mais sensível do que a humana. São capazes de ouvir sons quatro vezes mais longe e de frequência mais alta. Como é um ruído para eles estranho, não conseguem compreender o porquê de tanto barulho.  Isso lhes causa medo e com o pânico os animais tendem a procurar refúgio. No desespero, se encontram uma porta ou janela abertas, podem sair e acabar se perdendo pelas ruas.

Portanto, é preciso tomar certos cuidados para diminuir os efeitos dos fogos nos animais. Letícia Peixoto enumerou algumas dicas para ajudar o seu pet enfrentar a virada do ano com menos problema.

 

Dicas 

. Não deixar sozinhos os animais idosos, muito jovens ou os portadores de doenças cardíacas ou neurológica, como epilepsia.
. Perto do horário dos fogos levar o animal para um local calmo, fechar as janelas e diminuir a luz.
. Ao fazer companhia ao animal, agir tranquilamente fazendo com que ele perceba que os fogos não representam nenhum perigo. Com o tempo pode até não se assustar mais.
· Se o seu animal  é portador de alguma doença que possa ser exacerbada pelo estresse, converse com seu veterinário de confiança. Pode ser que o bichinho se beneficie com alguma medicação.
. Evite sair com o animal à rua.
. No caso de aves, coloque a gaiola em um ambiente fechado onde o som não seja tão perturbador.

Anúncios