Paróquia acolhe excluídos - Santa Tereza Tem
Logo

Paróquia acolhe excluídos

Paróquia acolhe excluídos em Santa Tereza

A Paróquia de Santa Tereza recebeu neste sábado,22, dezenas de pessoas em situação de rua para o Natal da Toca de Assis. Um dia de acolhida com atendimento médico, corte de cabelo, banho, corte de unhas, confissão, alimentação, carinho e doação.

50 voluntários participam da ação

O que para muitos não é nada, para quem vive na rua, passa necessidades, tem falta de carinho e aconchego, ser cuidado faz muita diferença. O pedreiro Vander Renato Alves mora debaixo do Viaduto da Floresta com mais quatro pessoas  e sabe muito bem disso. “Vim de Itaúna procurar trabalho, depois de me separar da minha mulher. Faz um ano e meio que estou aqui e não consegui nada. O jeito foi morar na rua. Não posso voltar porque lá tem menos chance de encontrar serviço. Aqui pelo menos faço alguns bicos, como pequenos serviços e cato sucata aqui em Santa Tereza, para mandar algum dinheiro para os quatro filhos que ficaram lá. Tenho esperança de que vou conseguir trabalho”, conta Vander.

Segundo ele, “o pessoal da Pastoral é quem apoia a gente com alimentos, roupa, assistência médica e até psicólogo. Se não fosse esse apoio a gente estava mais perdida.  Agradeço às irmãs e aos voluntários, que não deixa a gente se sentir sozinho, abandonado. É bom saber que tem alguém preocupado com nossa vida”.

Irmã Ângela

Ele conta ainda que o grupo que vive debaixo do Viaduto tem como forma de sobrevivência a solidariedade entre eles. “Nós somos gente do bem e um cuida do outro. Viver na rua não é fácil, e há muita violência. Evitamos nos envolver com o pessoal do mal, que usa drogas e bebe muito. Mas tem de ficar atendo para não ser roubado.”

Almoço no Salão Paroquial

A irmã Ângela, integrante da irmandade Toca de Assis,  explica que o almoço de Natal é uma das ações da Pastoral de Rua. Além do almoço, todos tomaram banho, ganharam roupas limpas, passaram por consulta médica. Segundo ela, a partir de fevereiro este atendimento será mais constante com a reforma de um espaço na igreja para atendê-los.  É feito também um trabalho de resgate da auto-estima e restaurar a dignidade dos irmãos em situação de rua por diversas causas.

Quem quiser colaborar pode doar produtos de higiene (, pasta de dente e escova de dente, papel higiênico, presto barba, sabonete, shampoo, condicionador.) Roupas, sapatos e também trabalho voluntário. Os donativos podem ser entregues na sede da Toca de Assis, Rua Pirite, número 151 ou na Secretária da Paróquia.

Matérias relacionadas:
Toca de Assis, solidariedade em Santa Tereza

Casa de Francisco

Anúncios