Espetáculo Orlando – Um prólogo - Santa Tereza Tem
Logo

Espetáculo Orlando – Um prólogo

Espetáculo Orlando – Um prólogo, em Santa Tereza

Será apresentado no MIS Cine Santa Tereza, no dia 1º de dezembro, às 19h, o espetáculo dirigido pelo santaterezense, Diego Bagagal, com a atriz Vir-Ludmilla, e baseado no romance Orlando – uma Biografia”, de Virginia Woolf, publicado em 1928, .

A estreia internacional da montagem  Espetáculo Orlando – Um prólogo foi em Portugal, por onde fez turnê. Já foi apresentado em Belo Horizonte, no Teatro do Sesc, e em várias cidades brasileira.

A história desta montagem começou quando a atriz Ludmilla Ramalho leu o romance da escritora britânica.  A artista aprofundou seus estudos na obra de Woolf, experimentando imagens/performances que ativam o universo da escritora. Em 2016, Ludmilla se encontra com o diretor Diego Bagagal.

Na obra de Virginia Woolf (1882-1941), influente escritora inglesa do século 20, com grandes contribuições para o movimento feminista ocidental, Orlando deita-se homem e acorda mulher.

“Quando a Lud me convidou para a direção, lhe fiz a seguinte pergunta: Quando foi que você acordou homem?”, explica Bagagal. A partir da resposta de Ludmilla, desencadearam o processo de criação explorando os questionamentos da artista sobre o que é ser homem e o que é ser mulher hoje.

Para chegar no atual espetáculo foram diversos mergulhos artísticos. Em um deles, Ludmilla e Diego participaram  de uma residência artística em Portugal, durante o Festival Internacional de Teatro do Alentejo, afim de aprofundarem a pesquisa na obra de Virginia Woolf com outros artistas.

Dramaturgia e encenação

A base para a criação do espetáculo foi o “Prefácio” do romance de Virginia, “Orlando: Uma Biografia”, onde estão impressões, indagações, reflexões da autora que se manifestam na narrativa como “fluxo da consciência”.

Segundo Diego Bagagal,  “Woolf nos deixou esse legado do fluxo de consciência pelas palavras. A palavra manifesta-se em libertação e ação e foi a salvação da autora em tempos sombrios”. A proposta do espetáculo ele explica é criar uma ilusão de paisagem. “Enquanto se pensa que Orlando é o observador, na verdade, ele é o observado, já atolado na lama ou à deriva no mar. Em cena, Ludmilla se torna a paisagem contemplada, a coisa em si. E a coisa pode ser Virginia Woolf, Orlando, natureza, a própria atriz, e talvez, todas as mulheres do mundo”, explica

Para criar a atmosfera descrita pela direção do espetáculo, o figurino minimalista da estilista Sonia Pinto e a o desenho de luz de Leonardo Pavanello contribuem dando suporte à dramaturgia e novos coloridos e texturas para a encenação.

Serviço
Espetáculo Orlando – Um prólogo
Solo de Ludmilla Ramalho
Direção e dramaturgia: Diego Bagagal
Duração: 50 minutos | Gênero: Teatro Contemporâneo | Classificação: 16 anos
Data e hora: 1º de dezembro – 19h
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Entrada franca

 

Anúncios