Música de Santê: Iara de Andrade multi-instrumentista - Santa Tereza Tem
Logo

Música de Santê: Iara de Andrade multi-instrumentista

Música de Santê: Iara de Andrade, multi-instrumentista explora diversas sonoridades

Letícia Assis

Reunir a vontade de viver da música, a destreza de tocar diversos instrumentos e ainda a habilidade de explorar diversos sons e estilos musicais não é para qualquer artista, apenas para aquele que tem a música no sangue.

Assim é Iara de Andrade, moradora de Santa Tereza, que nasceu e cresceu em meio à musicalidade. Filha de mãe pianista, pai violonista e avô sanfoneiro, Iara aprendeu a dominar todos esses instrumentos, além de ser percussionista, baterista, contrabaixista e possuir um grande acervo de composições próprias.

Apresentação no Sesc Instrumental acompanhando a vibrafonista Daniela Rennó

A artista conta que “meu pai, Diogo Lopes Mariz, era famoso em Santa Tereza por ser um dos dentistas mais procurados do bairro e um dos últimos presidentes do antigo Clube Santa Tereza. Eu sempre o acompanhava nas rodas de música”. Esses encontros foram importantes na sua formação musical. Ela não perdia tempo e aproveitava para aprender, observando e dando uma palinha nos intervalos.

Apesar de ser psicóloga, atuando por pouco tempo na profissão, Iara se redeu à música. Atualmente continua os estudos do acordeon, pois o “grosso”, como ela diz, aprendeu de ouvido mesmo. Cria músicas e composições capazes de reunir diversos efeitos, sonoridades e estilos musicais. “Não me prendo a estilo musical, estudo de tudo, gosto da diversidade. Eu era do Rock’n Roll, hoje já sou mais do instrumental”, comenta a artista.

Formou parcerias com artistas independentes da cena musical de BH, como Marina Machado, Lu Braga, Chico Moura, Daniela e Samantha Rennó, Sylvia Klein, Márcio Bahia, Hector Gaete, Celinha Braga, Luiza Da Iola , Malu Aires, Milena Torrres, Paulo Mourão, Solange Borges, Hironaky Beat Box, Dolores 602, entre tantos outros.

Hoje Iara trabalha por meio de contratos e parcerias, para festas particulares e sociais. Quem quiser entrar em contato com Iara Lopes e contratar seu talento, é através do número (31) 9 9913-3860 que você conseguirá falar com ela.

Vendo o mundo de cabeca pra baixo

Posted by Iara de Andrade on Saturday, January 6, 2018

 

Iara e Santa Tereza

Sobre nascer e continuar vivendo em Santa Tereza, Iara comenta que “Santa Tereza representa resgate de valores, alguns esquecidos no tempo. A amizade conquistada por anos de vizinhança, confiança, o bom dia dado aos que passam pela rua passa… o padeiro na porta, tocando sua corneta… o comprador de ferro velho, batendo ferro, avisando que está passando … a religiosidade baseada na crença de cada família”.

“Santa Tereza é tudo de bom”, resume Iara sobre o bairro,  não sem antes citar algumas regalias que se tem por morar aqui: ” temos um visual maravilhoso da Serra do Curral e da Serra da Piedade, a  magia da música, que passeia por aqui e ainda o privilégio de morar na rua do Clube da Esquina e amigos de muitas datas”.

Anúncios