Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Neste fim de semana o Espaço do Conhecimento UFMG oferece com várias atividades gratuitas . Na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.
Confira programação abaixo:

Aprendendo sobre costumes e tradições do povo indígena Sorielisarb
Nem todo mundo já ouviu falar dos Sorielisarb. Eles estão entre os povos indígenas que vivem no braço direito do Amazonas e no tronco tupi do Rio da Prata e se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani.
Na atividade Os Sorielisarb – quem são os outros?, crianças e adolescentes a partir dos 10 anos poderão conhecer quem compõe essa comunidade, quais são seus costumes e tradições.
A atividade é gratuita, mediante retirada de senha na recepção do museu, e será realizada no sábado, dia 14 de março, às 14h.

Sábado com Libras: Visita pela Exposição Mundos Indígenas
Neste sábado, dia 14 de março, quem se comunica por Língua Brasileira de Sinais poderá visitar a exposição Mundos Indígenas na companhia da intérprete de Libras Dinalva Andrade. Às 14h, os visitantes irão aprender mais a fundo sobre cinco povos indígenas brasileiros – Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn – por meio de um percurso pela mostra em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG.
A exposição foi elaborada a partir de conceitos propostos por curadores indígenas e conta com ilustrações, gravuras, animações, além de exibir objetos e artefatos como máscaras, cerâmicas e cestarias que fazem parte do dia a dia e da rotina desses povos. A visita pela Exposição Mundos Indígenas é gratuita e tem classificação livre. Sábado, dia 14 de marços, às 14h.

Clubinho de leitura: sarau de poesias infantis
No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Poesia. O dia foi criado pela Unesco, em 1999, para celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.
O Espaço do Conhecimento UFMG vai comemorar essa data lembrando que poesia não é coisa só de adulto! No Clubinho de leitura: sarau de poesias infantis, a criançada é convidada a falar sobre o seu universo, trazer poesias de autoria própria, ou que despertem seu interesse, e se divertir muito em uma brincadeira com as palavras.
A atividade tem classificação livre, é gratuita, e acontecerá no sábado, dia 14 de março, às 16h. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

3, 2, 1… Lançar Foguete! Visitantes simulam programa espacial
Fazer uma espaçonave sair da órbita terrestre e ir em direção ao universo não é uma tarefa tão simples: requer muitos testes e muito conhecimento. No próximo sábado, 14 de março, às 18h15, o Espaço do Conhecimento UFMG mostra aos visitantes como funciona um programa espacial, desde a construção até o lançamento de um foguete.
A oficina 3, 2, 1… Lançar Foguete! instigará os visitantes a construir suas próprias naves espaciais com garrafinhas de plástico. A participação é gratuita e recomendada para maiores de 07 anos.

(Des)encaixando: público infantil aprende sobre os povos indígenas
O Espaço do Conhecimento UFMG vai reunir a criançada no próximo domingo, dia 15 de março, às 15h, em uma oficina sobre a diversidade dos povos indígenas em nosso país. A atividade (Des)encaixando mostrará as singularidades de cinco comunidades nativas – Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxó -, desmistificando estereótipos comuns, por meio de quebra-cabeças que serão montados pelas próprias crianças.
A oficina será finalizada com uma contação de histórias sobre os povos representados nos quebra-cabeças. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever, basta retirar uma senha na recepção do museu. A duração média é de uma hora e a classificação indicativa é de 5 anos.

Anúncios