São Gonçalo do Bação: luta pela preservação - Santa Tereza Tem
Logo

São Gonçalo do Bação: luta pela preservação

População se mobiliza  contra a instalação de Terminal de Minério no local

Gonçalo do Bação é um vilarejo pertencente ao município de Itabirito, que fica a 14 km da cidade e a 70 km de Belo Horizonte. É um ponto turístico, com um povo hospitaleiro e famoso pelas cachoeiras e o visual incrível entre as montanhas, além de contar com um rico artesanato e produção caseira de doces e geleias e manifestações da  cultura popular do interior.

Cachoeira Três Quedas, uma das várias cachoeiras do lugar (Acervo da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo)

É para continuar mantendo essas características, preservar os costumes e a natureza, que os pacatos moradores do pequeno vilarejo travam uma séria luta, estilo Davi e Golias, contra a instalação de um Terminal de Minério, pela empresa Bação Logítica S.A. Segundo o presidente da Associação dos Moradores, Márcio Ziviani, o Terminal poderá arruinar a qualidade de vida  e levar a miséria à comunidade, já que irá ter sérios impactos no meio ambiente.

Márcio Ziviani explica que a Associação procurou o prefeito,  Alex Salvador, e o secretário do meio ambiente, Antonio Marcos Generoso, solicitando a transferência do terminal para outro local. Entretanto, o prefeito disse que garante a fiscalização permanente do empreendimento enquanto ele estiver no cargo  e não há intenção de mudar a obra para outro lugar. Representantes da Associação estiveram também na Assembleia Legislativa reivindicando apoio dos deputados e solicitaram uma audiência pública para tratar do assunto.

No dia 20 de agosto, em Belo Horizonte, houve uma reunião na Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, órgão ligado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), solicitando a paralisação da obra. Por enquanto, por determinação do Ministério Público a obra não poderá continuar até a empresa observar as medidas de proteção e mitigação dos danos já causados ao meio ambiente.

A Associação, como estratégia de mobilização contra o empreendimento, criou também uma petição reivindicando que Ministério Público e as autoridades competentes paralisem a obra.  O manifesto feito na Change Org até o fechamento desta matéria já contava com 5117 assinaturas. Nele há denúncias de que a população não foi consultada e que depois do iníco da obra quatro nascentes já desapareceram, já houve supressão de vegetação e a poeira tomou conta da região, prejudicando a fauna, a flora e a população. Quem quiser assinar e dar uma força ao movimento é só clicar em Chang Org São Gonçalo corre o risco de sumir.

Sobre São Gonçalo do Bação

O arraial guarda parte da história de Minas Gerais, já que surgiu no século XVIII, durante o Ciclo do Ouro, e posteriormente passou a ser roteiro de tropeiros que viajavam de Vila Rica para outros lugarejos. O distrito preserva sua história, cultura e tradições por meio de encenações do Grupo de Teatro de São Gonçalo do Bação. Além das cachoeiras, bicas, casarios, a Igreja Matriz e a capela do Rosário compõem a bela paisagem do distrito. (Informações e fotos da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabirito)

Grande parte de sua economia é baseada no turismo ecológico, com pousadas instaladas na região do povoado e produção de produtos artesanais.

Anúncios