São Francisco Benção dos animais em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

São Francisco Benção dos animais em Santa Tereza

Dia de São Francisco, é dia de benção dos animais em Santa Tereza, às 17h, na porta da igreja, pelo Padre Célio.

No dia 4 de outubro é comemorado o Dia de São Francisco, famoso por ser considerado pelos católicos o protetor dos animais e da natureza, além de sua opção por cuidar dos mais pobres e doentes.

E nos tempos de hoje, mais que nunca estamos precisando de muitos Franciscos no mundo, pois o mau trato com os animais, o crescimento da pobreza e da desigualdade social, os desmatamentos, os agrotóxicos na agricultura, o descaso grandes empresários e dos poderes públicos com o meio ambiente são imensuráveis.

Abaixo publicamos uma matéria sobre quem foi este personagem que pregou a paz, o amor e seguiu as lições do evangelho de Cristo: compartilhamento do pão, fraternidade e cuidado com o próximo.

Benção dos animais

Mantendo a tradição hoje Padre Célio irá dar a benção para os animais, no adro da igreja às 16h30. Você que crê, leve seu bichinho de estimação para receber a benção de Francisco. É só chegar.

São Francisco pelos grandes mestres italianos

Para homenagear o São Francisco, abaixo uma galeria de fotos da personificação do santo na arte dos grandes mestres da pintura.

Quem é Francisco, Irmão do Sol, Irmão da Lua

 Francisco nasceu entre os anos 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália, em berço de ouro,filho de um rico comerciante de tecidos. Assim, sua infância e adolescência foram ligadas aos bens materiais e ao comercio.

Em 1201, o jovem Francisco foi para a guerra na cidade de Perúsia, onde foi feito prisioneiro. A vivência do sofrimento da guerra transformou o jovem, que ao ser libertado vendeu tudo o que possuía para dar dinheiro aos pobres e completar a reforma de uma igrejinha. Isso fez com que fosse deserdado por seu pai.

“São Francisco no Cerrado” – obra do artista, morador do Horto, Menote Cordeiro

 Aos 25 anos de idade, se espiritualiza, se entrega ao cuidados dos excluídos pela sociedade, dos aniamis e começa a pregar, atraindo cada vez mais pessoas.

 Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio e ano de 1210 deu início a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis”.

Ele conversava com os pássaros, entendia os lobos selvagens, fazia pregação para os peixes, se despia diante de tudo provando sua pobreza, criou um presépio para lembrar o Menino Deus nascendo, recebeu as chagas de Cristo nas mãos e enviou “irmãozinhos – fioretti” para o mundo inteiro, para que divulgassem uma mensagem de paz.

Por isso e muitas coisas mais, Francisco de Assis se tornou um personagem universal, conhecido por quem é católico ou não, e o 4 de outubro é Dia Mundial dos Animais e o Dia Mundial da Anistia. Nesta data, em muitos lugares, dentro da tradição, animais recebem a bênção, fora e dentro das igrejas, lembrando a mensagem do santo que os tinha e os considerava irmãos, tanto quanto a lua, o sol e as estrelas.

Cena do filme Irmão Sol Irmão Lua, de Fraco Zeffirelli, de 1970

Lembrado também nas artes mais contemporâneas inspirou filmes como “Francisco de Assis” e “Irmão Sol, Irmã Lua”, a cantata “O Peregrino de Assis” , o musical “Francisco e Clara e o lindo poema sinfônico “Francisco de Assis”, do mineiro Marcus Viana.

Deixou muitas orações, algumas delas fazendo parte de uma verdadeira antologia de preces, como a “Oração de São Francisco pela Paz” e “O Cantico das Criatura”, bem representativas do espírito do santo e que . certamente, devem ter servido também de inspiração para que o atual papa tenha escolhido o nome de Francisco.

Oração da paz

Esta oração de São Francisco é famosa no mundo inteiro e se colocada em prática pelas pessoas, o mundo seria o paraíso.

 “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz!.
Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
onde houver discórdia, que eu leve a união;
onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
onde houver erros, que eu leve a verdade;
onde houver desespero, que eu leve a esperança;
onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
onde houver trevas, que eu leve a luz.
Mestre, fazei com que procure menos ser consolado que consolar, ser compreendido que compreender, ser amado do que amar.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive para a vida eterna.”

O Santo também foi homenageado pelo poetinha Vinícius de Morais. Aqui na voz de Ney Matogrosso.

.

Anúncios