Inscrições gratuitas para Oficina Horizonte em Foco em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Inscrições gratuitas para Oficina Horizonte em Foco em Santa Tereza

Inscrições gratuitas para Mostra Oficina Horizonte em Foco em Santa Tereza

O MIS Cine Santa Tereza recebe entre os dias 10 e 31 de agosto a Mostra Fotográfica e Oficina de Fotografia Horizonte em Foco.  Realizado pelo grupo Estopim da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio de edital de ocupação do espaço, o evento ocorrerá nas tardes das sextas-feiras do mês, de 14h às 18h. A entrada é  gratuita, mas para receber certificado é necessário se inscrever através de formulário na plataforma Event3.

PROGRAMAÇÃO
10 e 17 de agosto (sexta) – 14h às 18h
14h – exibição de filmes do acervo audiovisual do MIS
16h – mesa-redonda
18h – encerramento

24 de agosto (sexta) – 14h às 18h
14h – Aula sobre fotografia e patrimônio com grupo Estopim
15h30- oficina de fotografia e registro urbano, com o fotógrafo Virgílio de Barros
17h- prática fotográfica em Santa Tereza, com orientação do fotógrafo.
18h- encerramento

31 de agosto (sexta) – 14h às 18h
14h- exibição de registros feitos pelos participantes, com debate entre os presentes
17h – avaliação do curso
18h – encerramento

O que é a Mostra

A Mostra tem o objetivo de debater questões pertinentes ao patrimônio, história e memória a partir do acervo do próprio MIS. Nos dois primeiros dias (10 e 17), a atividade contará com exibição de filmes produzidos entre 1920 e 1970 pelo poder público da capital mineira. Os chamados cinejornais trazem registros de temas diversos como urbanismo, transporte público, manejo de rios, carnaval e a sociabilidade cotidiana. Para além de meros registros históricos, tais materiais permitem desvelar o discurso de desenvolvimento do poder público à época e questões diversas que atravessam a administração de Belo Horizonte desde as primeiras décadas.

As questões levantadas pelos vídeos serão debatidas em mesa-redonda posteriormente às exibições, nas duas primeiras sextas de evento, contato com pesquisadores do grupo Estopim, do MIS e convidados.

A segunda etapa da mostra focada no potencial do registro audiovisual e fotográfico para a pesquisa – tema de estudos e publicações do grupo Estopim. Assim, no dia 24 de agosto, a partir das 14h, integrantes do grupo darão uma aula sobre aspectos históricos e contemporâneos do uso de fotos e vídeos na pesquisa acadêmica e, na sequência, será ministrada uma oficina de fotografia.

Além de fornecer noções básicas de conceitos fotográficos, a atividade propõe um olhar sobre as relações entre a paisagem urbana, história e patrimônio. A partir disso, os participantes serão estimulados a realizar registros no próprio bairro de Santa Tereza e imediações do MIS Cine Santa Tereza, com imagens e vídeos a serem exibidos no último dia do projeto (31 de agosto).

Serviço

Mostra e oficina Horizonte em Foco: um olhar sobre o patrimônio cultural através do acervo de vídeo do MIS e da prática fotográfica
Quando: 10, 17, 24 e 31 de agosto (sextas), de 14h às 18h
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89)

– As exibições da mostra ocorrerão no cinema; a aula/oficina do dia 24 será na sala multimeios
Quanto: entrada gratuita

Inscrições: para receber certificado e participar da oficina e necessário realizar inscrição através do site Event3.
Público-alvo: estudantes universitários de áreas afins, interessados em fotografia e patrimônio cultural, moradores de Santa Tereza e imediações.

Vagas para oficina: 15 e 30 participantes
Mais informações: www.facebook.com/events/253839171890009/
(31) 9.8788.4534

Anúncios