Porque hoje é dia das avós - Santa Tereza Tem
Logo

Porque hoje é dia das avós

Por Carlos Felipe Horta

Hoje dia 26 de julho é comemorado o Dia Mundial das Avós e tem uma razão para isso, pois é o dedicado a Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus.

Ser avó, diz um velho ditado popular, é ser mãe duas vezes. Será que a mulher chamada Ana, filha de Matam, sacerdote de Belém, da tribo de Judá, teve alguma consciência de que seu neto, chamado Jesus, seria um personagem que mudaria a vida do mundo? Provavelmente não. Ana e Joaquim, seu marido, eram pessoas modestas, não esperavam ter filhos, idosos que já eram, quando nasceu Maria.

A Virgem e a Criança com Santa Ana (1510) obra de Leonardo Da Vinci

A História não conta como foi a infância daquela que seria a mãe de Jesus, mas as lendas e versões falam do carinho com que ela foi tratada.

No lendário e nas artes, Ana é retratada como uma mulher já mais velha, um véu sobre a cabeça, a ensinar uma mocinha a tecer e a ler. Não há também documentos contando como ela morreu. Entretanto, a tradição diz que ela teve o carinho da filha nos instantes finais e teria sido Maria também que pediu ao seu filho que concedesse a Ana e a Joaquim os benefícios do céu.

Santa Ana e Maria

Entre os cristãos, Ana foi sempre reverenciada como a mãe da mãe de Jesus, com sua história guardando a beleza e o mistério que a tradição sempre possui. E foi exatamente a cultura do povo que a colocou como padroeira das avós, estas figuras maravilhosas que fazem parte da vida de todos nós. E o seu dia passou a ser também o Dia da Avó.

Nanã

No Brasil, curiosamente, dentro da fantástica miscigenação do seu povo, a judia Ana é sincretizada com um personagem misterioso dentro da religião afro-brasileira. É Nanã Buruquê, um orixá, cercada de lendas e mistérios. Reverenciada como a mais velha das iabás, as mulheres que guardam os segredos da vida e das pessoas.

Nanã tem suas raízes naqueles nos locais, onde a água e a terra se misturam, formando o brejo onde teriam nascido os primeiros embriões que, devagar, foram levando e dando origem aos seres da terra.

Do mesmo modo que Ana, Nanã é a avó dos orixás e seu ritual sempre a apresenta como uma senhora idosa, respeitada por todos, mesmo porque é uma matriarca que possui um domínio sobre as coisas e seus familiares.

Orixá Nanã

Sem contar que guarda também os segredos dos mais antigos, que só são passados através da linguagem da religiosidade e da cultura do povo, pelos contos, pelas cantigas, pelo modo de viver.

Por causa do sincretismo, hoje, também nas religiões afro-brasileiras, é o dia da avó, data em que, nos centros, a saudação de Nanã, “Saluba”, é mais pronunciada, do mesmo modo, como nas igrejas, se reza para a Sant’Ana, avó de Cristo.

EM TEMPO: uma grande saudação para nossas avós. No meu caso, Dona Tetela e Dona Jesuina, lá de Fortaleza de Minas, que continuo lembrando sempre como a minha Santa Cruz das Areias. As duas avós foram e continuam sendo importantes em minha vida. Como, tenho certeza, deve acontecer na vida de cada um que, hoje, estará lembrando sua avó.

Anúncios