Lançamento de O Nascimento de Benjamin - Santa Tereza Tem
Logo

Lançamento de O Nascimento de Benjamin

Lançamento de O Nascimento de Benjamin, livro infantil de Estella Cruzmel, do Santa Leitura

Depois de, durante anos, divulgar as obras de centenas de autores,  Estella Cruzmel, lança o primeiro livro de sua autoria, O Nascimento de Benjamin. Muita gente ainda deve se lembrar da Estella, que em abril de 2013, deu  início ao Santa Leitura na Praça, que espalhava livros por toda Praça Duque de Caxias para adultos e crianças.  Apesar de não ser mais realizado no bairro, a sua ligação com Santa Tereza continua, tanto que parte da renda obtida com a venda do livro será revertida ao Lar das Idosas Santa Teresa e Santa Teresinha, que fica à Rua Divinópolis, 225

Estella na Praça Duque de Caxias

Estella Cruzmel conta no livro o nascimento de seu neto nos Estados Unidos, onde reside sua filha. Destinado a crianças de 5 a 7 anos, os pequenos leitores serão envolvidos  pela movimentação da família num dia tão importante. “O nascimento de Benjamin” incentiva as crianças a se colocarem na narrativa e usarem a criatividade.

Um fato interessante expresso no livro é a referência ao livro modernista de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”, dialogando com a mãe de Benjamin, filha de Estela, que saiu do Brasil para viver nos Estados Unidos. Estella diz que “Vidas Secas” continua sendo um livro bem atual. “Os pais de Benjamim vivem longe de seu país de origem, ou seja, em cada família tem um Fabiano, se deslocando em busca de melhores oportunidades”.

O lançamento, no dia 22 de julho, será uma verdadeira festa para a meninada, com contação de histórias por Mercês Simões e o músico Agnaldo Sousa. Os dois são voluntários do projeto “Santa Leitura” e promoverão ainda uma divertida oficina de dobradura de papel durante o evento.

Santa Leitura na Praça

Em Santa Tereza, Estela, que é artista plástica e apaixonada por livros, começou o Santa Leitura na Praça, em 07 de abril de 2013. Na Praça Duque de Caxias, ela espalhava livros, adultos e infantis por todo canto. E além do público poder ler à sombra das árvores, a meninada divertia-se  com espetáculos teatrais, música e contação de histórias. Começou pequeno e logo atraia crianças de várias partes da cidade, colorindo e enchendo a Praça de alegria com as risadas e brincadeiras da gente miúda. A última edição em Santa Tereza foi em maio de 2017, devido a problemas com a Prefeitura, que dificultava muito a liberação do espaço para o evento.

Mas o projeto não findou, e atualmente é realizado na Praça Dino Barbieri, ao lado da igrejinha da Pampulha, Novo Taquaril, Vila São Rafael, Castanheiras, em Sabará e no bairro Floresta, na Praça Salvador Murici, que foi adotada pela escritora.

Estela comenta que “a minha relação com o livro infantil é forte e prazerosa. Trabalho desde 2010 com a literatura, levando incentivo à leitura para as praças e comunidades, com foco principal nas crianças. Quando pequena, ninguém me ofereceu livros, e quando olho uma criança que não tem livro volto ao passado”, diz a autora.

Páginas Editora

O livro está sendo lançado pela “Páginas Editora”, criada pela jornalista e escritora, Leida Reis. Com pouco menos de dois anos no mercado, a Páginas Editora já lançou mais de 20 obras para os públicos infantil e adulto.

Além da edição, a Páginas também se dedica a importantes trabalhos na área social com os projetos CLIS (Clube do Livro infantil Solidário), que leva livros e contação de história a crianças de abrigos e creches, e a Merceariaoteca, que incentiva a troca e empréstimos de títulos literários em espaços não convencionais, como em mercearias e bares.

Serviço

O livro será vendido no dia do evento e em livrarias de Belo Horizonte. Parte da venda do livro será revertida ao Lar das Idosas, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. “O Nascimento de Benjamin” também estará na Festa Literária Internacional de Paraty 2018 (FLIP 2018), no Rio de Janeiro, no estande da Páginas Editora dentro da Casa do Desejo.

Lançamento do livro “O nascimento de Benjamin”
Data: 22 de julho
Local: Café da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários)
Horário: 10h às 13h
Entrada Franca
Preço do livro: R$30,00

 

 

Anúncios