Pedro Muriel e J Borges lançam livro - Santa Tereza Tem
Logo

Pedro Muriel e J Borges lançam livro

Pedro Muriel e J Borges lançam livro, texto/imagens, feito em dupla

O escritor Pedro Muriel somou a arte da escrita à da xilogravura de J. Borges e o resultado foi um livro bem interessante, uma caixa com 41 cartões-poemas, que o público vai conhecer no dia 14 de julho.

Com o título “Numa Esquina dos Trópicos”, a obra foi pensada e desenvolvida como um livro-objeto, produzido a quatro mãos. O conteúdo da caixa reúne em seu projeto editorial, um acervo exclusivo de xilogravuras de J. Borges e textos originais de Pedro Muriel. Também acompanham a publicação 01 cartão prefácio e 01 cartão ficha técnica/catalográfica.

A obra celebra a união de dois artistas, um com 30 anos e outro com 75 , que têm em comum a força da arte como instrumento de libertação.

Sobre os autores

Crédito da foto: Fernando Rabelo

Pedro Muriel é belo-horizontino e em seu trabalho autoral envolve narrativas da experiência cotidiana, vivida entre médicos, escola, faculdade, viagens, palestras em sua cadeira de rodas, “cadeira atômica”.

Formado em relações internacionais, sua atuação profissional pode ser definida como um território de trocas culturais e diversidades, incluindo importantes temas como a acessibilidade, os direitos humanos, a literatura e a arte.  Além de escritor, é palestrante e trabalha em prol da acessibilidade.

Pedro Muriel, desde a adolescência, trava árdua batalha contra uma doença progressiva, que a cada dia lhe restringe ainda mais os movimentos, como ter de usar um aparelho para respirar. É na literatura, que se liberta, segundo ele, de suas amarras.

“Felizmente ou infelizmente, a arte, de maneira geral, não vai resolver todos os problemas do mundo. Entretanto, ela nos faz respirar. É nesse intervalo que a gente se reinventa e ganha fôlego para enfrentar o cair e levantar cotidiano”, escreve o autor.

Uma das xilogravuras do livro

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges é um dos mestres do cordel e o xilo gravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Dentre algumas de suas premiações, J. Borges possui a comenda da Ordem do Mérito Cultural, oferecida pelo Ministério da Cultura do Brasil; o título de patrimônio vivo do Estado de Pernambuco e o prêmio Ação Educativa/Cultural oferecido pela UNESCO. Pelo reconhecimento de seu trabalho, J. Borges foi um dos artistas escolhidos para ilustrar o Calendário Anual das Nações Unidas no ano de 2002.

Pernambucano, nasceu em 20 de dezembro de 1935 em Bezerros, na área rural. Aos dez anos de idade já trabalhava na roça, e negociava nas feiras da região, vendendo colheres de pau que ele mesmo fabricava. Autodidata, encontrou-se na poesia do cordel nordestino e nos desenho, o que lhe fez ganhar o mundo.

 

Serviço
Lançamento do livro “Numa Esquina dos Trópicos”
Autores: Pedro Muriel e J.Borges
Valor do livro: R$ 30,00
Editora: Editora Halt
Data e hora: Sábado, 14 de julho de 16h às 21h
Local: Rua Francisco Deslandes, 971 – 3º andar

Mais informações no site https://www.pedromuriel.com/

“… Se tem dúvida, chora um rio, um mar, e aprende um novo modo de navegar. Se tem dúvida, invente asas, um voo e pegue estrelas do céu para colecionar. É tempo de sair dos escombros, olhar o sol pulando nos ombros e caminhar.”
Poema “Invente Asas” do livro “Numa Esquina dos Trópicos”.

Matérias relacionadas
Pedro Muriel, um novo escritor

Pedro Muriel e suas histórias

Anúncios