Quarta Queer: Mostra apresenta diversidade da arte LGBTQIA - Santa Tereza Tem
Logo

Quarta Queer: Mostra apresenta diversidade da arte LGBTQIA

Quarta Queer: Mostra apresenta diversidade da arte LGBTQIA  no Teatro Francisco Nunes

Quarta Queer: Mostra  Permanente, tem início nesta quarta-feira, dia 27 de junho e passa a reunir,  sempre na última quarta-feira de cada mês, trabalhos de artistas LGBTs em uma programação que celebra a diversidade das manifestações artísticas em suas múltiplas possibilidades discursivas. A mostra, que  começa em junho e vai até novembro de 2018, parte da premissa de que  arte é uma ferramenta de expressão poderosa e essencial para a construção de narrativas que podem tanto reforçar quanto quebrar antigos paradigmas.

Performer Ana Luisa Santos- Crédito da foto: Marco Aurélio Prates

Os encontros têm o objetivo de ampliar a visibilidade da arte produzida por pessoas LGBTs para além dos seus públicos habituais, promovendo discussões que fogem dos padrões heteronormativos e evidenciando todo um panorama artístico-cultural LGBT da cidade de Belo-Horizonte. A primeira edição acontece no dia 27 de junho, na véspera do dia Internacional do orgulho LGBT, abrindo a semana que antecede a Parada LGBT 2018 de Belo Horizonte.

A Quarta Queer acontece de 13h às 22h, no Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/n – Centro/ Parque Municipal Renné Giannetti. A programação conta com atividades como o Atêlie Aberto, Queerfeira, performance de Ana Luiza Santos e das Mães pela diversidade e ainda apresentação dos blocos que compõem o Fecha a Santa. A entrada na edição de abertura é gratuita.

Construção Coletiva e plural

Idealizada pela plataforma artística Beijo no Seu Preconceito a Quarta Queer é, como definem os organizadores, “uma mostra artística que concilia artistas, pesquisadoras, ativistas, acadêmicas e público numa rede de pesquisa, criação e reflexão acerca das estratégias de resistência e expressão cultural LGBTQIA+, e suas possíveis contribuições às artes e à cidadania, reconhecendo na arte seu potencial transformador”, explica Igor Leal, um dos organizadores do evento.

O objetivo é que a mostra torne-se parte do calendário cultural da cidade, evidenciando as várias estéticas presentes nas artes LGBTs. “É uma dessas experiências que busca expandir, por meio da arte, as percepções sobre o outro e sobre os espaços de convivência e de formação das sensibilidades”, conclui Igor Leal.

A Mostra tem como parceiro o NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Centro Universitário UNA, Mercé – soluções culturais, a Cia. Luna Lunera, o bar Zona Last, e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Diretoria da Promoção das Artes.

PROGRAMAÇÃO
 27 DE JUNHO

13h-15h – Residência Quarta Queer – Ateliê aberto

15h – Hasteamento da Bandeira LGBTIQ+

15h – Abertura Queerfeira

15h – Jogo do Brasil comentado pelo BHARBIXAS

15h às 22h -Mix da Zona – –Ponto de encontro aberto durante toda a programação

17h-19h – Ponto de encontro com Dj Papito

19h – Fálica, Performance de Ana Luisa Santos – Teatro. Performer e escritora, Ana é mestre em Comunicação Social/UFMG e Pós-Graduada em Arte da Performance/FAV, atua também como curadora em artes da presença na realização de exposições e residências artísticas, núcleos de pesquisa e criação, atividades de formação e política. Desenvolve trabalhos para teatro e dança, com destaque para dramaturgia e figurino. É idealizadora do PERFURA \ ATELIÊ DE PERFORMANCE e co-diretora da plataforma O QUE VOCÊ QUEER. Artista indicada ao Prêmio PIPA 2017. Vive e trabalha em São Paulo.

19h30 – Celebração de um ano das Mães pela Diversidade
A Quarta Queer promove o encontro entre o Coletivo Montarya e as Mães Pela Diversidade. O momento festivo será encerrado às 22h com a bateria do Fecha Santa. O movimento Mães Pela Diversidade comemora um ano de existência em Minas Gerais. Nessa travessia, dezenas de mães que se descobriram militantes ao saírem não do armário, mas de uma prisão imposta por uma sociedade cruel e preconceituosa com suas filhas e filhos. Segundo as integrantes do Mães Pela Diversidade “furamos a bolha em que vivíamos e um mundo cheio de cores e de dor se abriu diante de nós. Quem pensou que mãe não sabe dar close e se divertir com alegria enganou-se. Aqui o amor transborda e se transforma em ação! Tirem o preconceito do caminho pois já estamos passando com o nosso amor”.

20h – Fecha Santa – Largo do Teatro

Frente Autônoma LGBT e o coletivo Beijo no seu Preconceito se juntaram em 2017 aos blocos carnavalescos Alô Abacaxi, Garotas Solteiras e Corte Devassa criando o Fecha a Santa, encontro de blocos que encerrou o carnaval de Belo Horizonte no domingo pós carnaval na praça Raul Soares. Essa parceria se repetiu com êxito na Parada do Orgulho LGBT de 2017 e no carnaval de 2018. De 20 às 22h,  as baterias irão se juntar em um bloco unificado do qual fazem parte Alô Abacaxi, Garotas Solteiras, Então Brilha, Angola Janga e Faraó. Esse encontro também acontecerá na Parada do Orgulho LGBT de 2018.

Curadoras Convidadas: Anderson Feliciano, Luiz Morando, Babi Macedo, Mães pela diversidade, Rogério Coelho /Slam, Gabriela Dominguez, Cláudio Dias

Quarta Queer
Onde: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/n – Centro/ Parque Municipal Renné Giannetti – Belo Horizonte/MG)
Quando: 27 de junho, de 13h às 22h
Entrada: gratuita (Somente na edição de abertura)

Anúncios