Santa Tereza terá policiamento reforçado - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza terá policiamento reforçado

Santa Tereza terá policiamento reforçado

Durante a reunião entre o Major Alisson Câmara, comandante da 20ª Cia da PMMG e os moradores do bairro, diante das demandas apresentadas, várias medidas em relação ao combate ao crime foram anunciadas.  De acordo com o Major Câmara, haverá um policiamento mais ostensivo no bairro, especialmente na região das ruas “ópolis”, Divinópolis, Silvianópolis, Alvinópolis e Paraisópolis. Até sexta-feira, dia 18, mais três duplas de policiais de bicicleta se juntarão à que já está circulando pelo bairro, além das viaturas e motocicletas.

Segundo o Major Câmara, em relação ao período de janeiro a maio de 2017, o número de registros de crimes em Santa Tereza caiu para 39% e o bairro na relação dos 15 atendidos pelo setor, está em 11º em relação às ocorrências. O bairro Cachoeirinha vem em primeiro lugar.

Para a moradora da Rua Divinópolis, Mercedes Moreira de Brito, a reunião foi válida e produtiva. “Fomos ouvidos, pude expor minha dificuldade e tive uma resposta de como será sanada. Além disso, tivemos boas notícias sobre o policiamento. Este tipo de encontro é muito importante”.

Demandas

Em torno de 30 moradores atenderam o convite da PM, para no encontro, realizado no dia 15 de maio, no 16º BPMMG,  apresentar as demandas da comunidade. Os participantes relataram casos de assaltos e furtos, falaram sobre as rotas de fugas dos marginais pela Rua Conselheiro Rocha, passarelas e pelas saídas do metrô.

Foram abordadas outras questões como os flanelinhas (tomadores de conta de carros), extorquem os motoristas e fazem arruaça na Rua Mármore, próximo ao Bolão; os moradores de rua que agridem e achacam os moradores; dificuldades para se fazer o Boletim de Ocorrência (BO) na Cia.; o barulho excessivo dos frequentadores de bares e a péssima iluminação das ruas.

Uma ronda especial foi solicitada nas quintas-feiras, à noite, na Rua Pirolosito, quando é celebrada missa na casa do Clube Mães da Alegria e há um fluxo grande de pessoas. A casa, uma futura capela, fica perto da rota de fuga pela passarela sobre a Avenida dos Andradas.

Houve além de elogios à atuação da PM, reclamações quanto à dificuldade de se fazer o Boletim de Ocorrência e a morosidade do atendimento pelo 190. Neste último caso, a população do bairro pode também acionar a Base Móvel da Praça Duque de Caxias pelo telefone: 21084801.

De acordo com o Major Câmara, o 190 recebe pelo menos 10 mil trotes diariamente e por isso é importante que a pessoa denunciante repasse todas as informações como detalhes das roupas, placas de carro e moto e as rotas de fuga. O trote  é uma das causas da morosidade no atendimento.

Soluções

Entre as soluções apontadas, além do policiamento ostensivo com duplas de bicicletas, motos e viaturas nos locais mais visadas pelos assaltas e nas rotas de fuga (passarelas e metrô) a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza irá providenciar junto à Regional Leste e Cemig a solicitação para poda de árvores, que impedem a iluminação dos postes e a troca de lâmpadas. Nesse quesito, os moradores podem ajudar indicando, por meio da página do Facebook da Associação, os locais que estão mais escuros. Se quiserem agilizar o próprio cidadão pode pedir a troca de lâmpadas diretamente com a empresa BHIP responsável atualmente pela iluminação da cidade: Ligação gratuita: 0800 941 6789, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Por meio do site: www.bhip.com.br.
Por meio do Aplicativo BHIP para smartphones: disponível na App Store e Google Play.

O Major Câmara também reforçou a necessidade de serem feitos os Boletins de Ocorrência por menor que seja o dano sofrido pela vítima. É a partir do BO, que é feito o mapa das estatísticas, orientando a PM sobre quais os lugares mais vulneráveis e que precisam de mais atuação da polícia.

Outro ponto é o cuidado que cada um deve ter com sua própria segurança, já que o ladrão aproveita da distração de cada um. Portanto, evitar usar celular na rua, tratar da proteção das residências, antes de entrar em casa olhar se não tem alguém suspeito e caso tenha acionar a PM.

Quanto ao barulho provocado pelos frequentadores dos bares do bairro, já existe uma formada uma comissão de moradores, liderada pela Associação Comunitária, para tratar do assunto direto com os comerciantes. Nesta quinta-feira, dia 17, haverá uma reunião desta comissão, no MIS Cine Santa Tereza, às 19h para traçar as ações que serão desenvolvidas.

Fawk news

O Major Câmara falou ainda sobre os vídeos e notícias falsas repassadas em grupos de Whatzapp. Muitas são antigas ou não aconteceram no bairro e  acabam por causar  pânico na população, além de aumentar a sensação subjetiva de insegurança. Assim, ele alertou para que na hora de repassar essas mensagens, conferir se realmente são verdadeiras.

Reunião de avaliação de resultados

Já ficou agendada para daqui a um mês, no dia 19 de junho, às 19h, no Batalhão, um próximo encontro para avaliação dos resultados obtidos pelas ações postas em prática, a partir desta semana.

Segundo o Major, esta segunda reunião é importante para que sejam feitas alterações no que não funcionou ou acrescentar outras e quem melhor pode avaliar isso são os usuários dos serviços da PM, ou seja, os moradores.

Ele comentou ainda que compareceram mais pessoas do que ele imaginava, mas que quanto mais participação da comunidade melhor para encontrar soluções conjuntas.

Matérias relacionadas

PM convida moradores para reunião

Troca de comando no 16º BPMMG

Santa Tereza tem Base Móvel

PM vai manter policiamento e blitz

Anúncios