Festa do Reinado 13 de Maio de N. S. do Rosario - Santa Tereza Tem
Logo

Festa do Reinado 13 de Maio de N. S. do Rosario

Festa do Reinado 13 de Maio de N. S. do Rosário, 12 e 13 de Maio

Os devotos de Nossa Senhora do Rosário e admiradores da tradição dos Reinados, Congado e Congadas têm um encontro importante  neste mês de maio : a Festa de Nossa Senhora do Rosário nos dia 12 e 13 de maio, no Bairro Concórdia. A festa é também comemorativa dos 130 anos da abolição da escravatura, os 74 anos da Guarda de Moçambique Treze de Maio e dos 20 anos da Guarda de Congo Treze de Maio.

 O Reinado Treze de Maio, que fica à Rua Jataí, 1309, no bairro Concórdia, é um dos mais tradicionais representante do Reinado na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais. Sua história remonta ao ano de 1944, no Bairro Concórdia,   com a fundação da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário por pela Preta Véia Maria Casimira das Dôres, ou Vovó Cassimira, como era carinhosamente conhecida.

 Ariel Lucas da Silva, um dos participantes, explica que “a Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário é um grupo que celebra a devoção ao rosário de Maria e a memória de nossos antepassados através de cantos, danças e modos de tocar que incorporam à tradição católica elementos da cultura africana.  A preservação de nossas referências culturais é um compromisso de nosso grupo. Além disso, é um direito constitucional e um dever do Estado brasileiro proporcionar as condições necessárias para a efetivação desse direito”.
Já o Reinado Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário é composto pelas Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário e pela Guarda de Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário. Esse Reinado foi fundado pela Preta Véia Maria Casimira em 1944 como parte de uma promessa feita a Nossa Senhora do Rosário em agradecimento a uma graça recebida. Desde então, a família de Dona Maria Cassimira realiza a festa do Rosário e outras celebrações em honra a santos católicos e em memória de nossos antepassados, de acordo com Ariel Lucas.

Em 2000, Ephigênio Cassimiro, filho de Vovó Cassimira, fundou a Guarda de Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário. Com o falecimento de Vovó Cassimira, em 1984, sua filha Dona Isabel Cassimira, herdou a coroa de Rainha Conga, tendo ficado responsável pela condução das festas do Reinado até 2015, ano de seu falecimento. Dona Isabel foi também Rainha Conga do Estado de Minhas Gerais, título que denota ainda mais sua importância não só para a comunidade local, mas também regional e nacional. Em dezembro de 2015 foi coroada Rainha do Congo Isabel Casimira Gasparina, a Belinha, filha mais velha de Dona Isabel, que junto a seus irmãos Margarida, Ricardo, Antonio e Reginaldo, assim como aos demais integrantes do Reino, dão prosseguimento ao legado recebido.

Programação
A festa é aberta a todas as pessoas. Não há cobrança, mas são aceitos donativos para a manutenção da festa.

Dia 12 
Alvorada
10h – Reunião das Guardas visitantes, que seguem em cortejo para a casa dos Reis.

Dia 13
9h30 –

9h30 – Reunião das Guardas. Em seguida seguem em cortejo para a casa dos Reis e retornam ao local da Festa.

15h30 – Cortejo rumo à Igreja de Nossa Senhora das Graças – Medalha Milagrosa, à Rua Jequitiriça, 54.

16h – Missa Conga, celebrada por Frei Chico e Padre Walter Cassia, com acompanhamento musical feito pelas Guardas (terno), pela almas dos cativos.  Durante a celebração serão homenageadas as memórias da Sra. Maria Cassimira das Dôres, Ephigênio Casimor e Isabel Casimiro das Dôres Gaspariano, fundadores das Guardas de Moçambique e Congo 13 de Maio Nossa Senhora do Rosário; Padre Edeimar Massote, grande incentivador das festividades e todos aqueles que ainda são vítimas de preconceitos.

Logo após a missa o cortejo Real do Rosário retornará ao lugar de origem, onde serão executadas pelas Guardas as danças e contradanças: Dança das Manguaras, Dança de Senzala, entre outras.

Anúncios