II encontro dos Tambores do Boi Rosado - Santa Tereza Tem
Logo

II encontro dos Tambores do Boi Rosado

II encontro dos Tambores do Boi Rosado com Tambores dos Arturos

Dia 12 de maio (sábado) às 19 horas, acontecerá o II encontro dos Tambores do Boi Rosado com os Tambores dos Arturos, na abertura da 44ª Festa da Abolição dos Arturos, na cidade de Contagem. A batucada acontecerá saindo de lugares diferentes, o Boi Rosado partindo da Praça do Rosário (centro de Contagem) às 18 horas, até a Praça Princesa Isabel (ao lado da igreja do Rosário), no bairro Alvorada, e os Arturos partindo da sua comunidade, às 18 horas em direção a Praça Princesa Isabel, onde acontecerá o encontro.

Quem pretender participar do cortejo do Boi Rosado pode levar seus tambores ou outros instrumentos de percussão.

FESTA DOS ARTUROS

A 44ª Festa da Abolição dos Arturos é uma celebração da ancestralidade negra em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, no sábado (12) e domingo (13),  marca a data do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil e tem o objetivo de relembrar a resistência do povo negro.

A festa dos Arturos começou na década de 70, por meio da Missa Conga, para lutar contra a sociedade que não aceitava as manifestações da cultura africana. Desde então, diversas gerações descendentes de negros escravizados relembram a história da escravidão durante a festa.

O BOI ROSADO

Boi Rosado é um folguedo de bumba-meu-boi, criado em 2008 pelo artista plástico Severino Iabá em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa. Este segundo encontro com os Arturos, faz parte de um conjunto de ações culturais que o folguedo vem realizando na comemoração de seus 10 anos de criação.

 

Anúncios