Abertas inscrições para o Território de Arte Urbana em Santê - Santa Tereza Tem
Logo

Abertas inscrições para o Território de Arte Urbana em Santê

Abertas inscrições para o Território de Arte Urbana em Santê

O projeto TAU – Território de Arte Urbana, será realizado em julho, em Santa Tereza, transformando diversos espaços  em arte a céu aberto.

As inscrições para participação de artistas de todo o Brasil e interessados de forma geral estão abertas até o dia 27/05. Serão selecionadas 15 obras de diversos suportes e linguagens pela curadoria do projeto. As ações acontecerão de 24 a 28 de julho com realização ao vivo pelas ruas de Santa Tereza

O projeto TAU busca o fortalecimento do movimento de arte urbana na cidade e a promoção de um espaço de encontro e troca para os artistas e a comunidade. Serão cinco dias de muita arte nas ruas com a realização de 15 obras ao vivo, onde os artistas compartilharão seus processos criativos com as pessoas do bairro Santa Tereza.

Arte nas ruas de Santê

O encerramento será a intervenção no muro do metrô, na Praça Joaquim da Luz

A mostra de intervenções de artes visuais será feita nas fachadas e vitrines de bares e comércios do bairro. Serão nove obras em nove espaços distintos que formarão um circuito de obras pelas ruas Mármore, Paraisópolis e Divinópolis. O circuito culminará na Praça Joaquim Ferreira da Luz (pracinha ao lado do Santa Pizza),  onde acontecerão intervenções de muralismo e grafite no muro do metrô, que circunda a parte baixa do bairro. Segundo a organização do evento, o TAU, por promover intervenções em fachadas comerciais, vem se inserir ao cotidiano de cada morador ou visitante de Santa Tereza provocando um contato direto do público com a arte urbana e contemporânea fora dos seus espaços comuns de exibição.

A intervenções artísticas serão realizadas nos seguintes espaços comerciais parceiro do projeto:
Salão da Léia: Rua Mármore, 430,
Mercearia do Nivaldo: Rua Mármore, 567
Restaurante Sheridan: Rua Mármore, 588
Desde 1999: Rua Mármore, 758
Bar do 1000ton: Rua Mármore, 825
Bar Santê: Rua Dores do Indaiá, 96
Santo Ofício Coworking: Rua Divinópolis, 284 –
Santa Pizza: Rua Silvianópolis, 452 – Santa Tereza
Birosca S2: Rua Silvianópolis, 483 –

Marcela Yoko

A curadoria é de Marcela Yoko e Tales Bedeschi, profissionais da área de artes visuais. Segundo eles, a ideia é criar um museu a céu aberto, com obras de arte temporárias, proporcionando um espaço para artistas desenvolverem seus trabalhos, dando a oportunidade aos moradores e visitantes do bairro desfrutarem de um circuito de obras, os colocando em contato direto com a arte contemporânea de Belo Horizonte.  Além disso,  acreditam que o projeto possa revelar histórias ainda não contadas, criar ficções, valorizar e trazer reflexões e, acima de tudo, proporcionar uma experiência inusitada com arte no cotidiano da cidade.

Para os idealizadores do projeto, espera-se que o TAU possa trazer outro olhar desse público para a arte, envolvendo e ao mesmo tempo deslocando esse transeunte, causando reflexão no cotidiano das pessoas comuns e transbordando as barreiras do espaço que é normalmente destinado à arte visual como as galerias e museus.

Filmes e seminários

Aliada ao  TAU  haverá também exibição de uma Mostra de Filmes de Arte Urbana e dois seminários abertos ao público no MIS Cine Santa Tereza, que irá abrigar os artistas e ceder espaço para a realização das atividades formativas. O projeto prevê, ainda, visitas guiadas, pontos de encontro, entre outras atividades.

Inspirado no projeto C.A.L.L.E que acontece anualmente no bairro Lavapiés, em Madrid, na Espanha, o TAU também vislumbra a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas da capital mineira, de Minas Gerais e do Brasil dedicados a pensar a relação entre a arte e o urbano.

Inscrições

A convocatória é destinada a artistas de todo o Brasil e interessados de forma geral e as inscrições estão abertas até o dia 27 de maio, onde serão selecion

adas 15 obras realizadas em suportes e técnicas distintas como desenhos, colagem, grafites, muralismo, vídeo arte, escultura e fotografia. As ações acontecerão de 24 a 28 de julho com realização ao vivo pelas ruas de Santa Tereza e ficarão expostas para visitação de 28 de julho a 18 de agosto. Para se inscrever o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.territorioarteurbana.com.br.

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, o TAU – Território Arte Urbana é idealizado e executado pela mercê soluções culturais com o patrocínio da Lápis Raro Agência de Comunicação. O projeto conta ainda com o apoio do MIS Cine Santa Tereza e da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos.SERVIÇO TAU – Território Arte Urbana Local: Bairro Santa Tereza, BH (Ruas Mármore, Paraisópolis e Divinópolis e Praça Joaquim Ferreira da Luz)

Serviço
Território de Arte Urbana
Inscrições: 04 a 27 de maio –  www.territorioarteurbana.com.br
Execução das obras: 24 a 28 de julho
Mostra aberta ao público: 28 de julho a 18 de agosto
Encerramento: 28 de julho no MIS Cine Santa Tereza

Anúncios