Toninho Horta e Jazz Aqui ò no o Dia Internacional do Jazz - Santa Tereza Tem
Logo

Toninho Horta e Jazz Aqui ò no o Dia Internacional do Jazz

Toninho Horta e Jazz Aqui ò no o Dia Internacional do Jazz em Santa Tereza, 30/04

Na data em que é comemorado mundialmente o Dia Internacional do Jazz, Belo Horizonte se soma a 250 cidades ao redor do planeta para celebrar o estilo musical. A comemoração será com bate-papo e Jam session com grandes músicos em Santa Tereza. A iniciativa do evento é do Instituto Maestro João Horta, que tem a frente o instrumentista Toninho Horta, que pelo segundo ano consecutivo celebrará a data na cidade.

Toninho Horta- Foto: Eliza Peixoto

O músico Toninho Horta, morador do Horto e um dos criadores do Clube da Esquina, é considerado um dos mais importantes representantes do estilo em todo mundo. Em entrevista ao Santa Tereza Tem, ele explica como será está comemoração em Santa Tereza.

“Queríamos fazer um show em um localpara o grande público, mas por falta de patrocínio, resolvemos fazer aqui no Bar do Museu Clube da Esquina, que já tem uma noite instrumental toda terça, produzida pela Perla Horta, gestora do Instituto Maestro João Horta. Não podíamos deixar passar em branco, esse importante dia para a música mundial aqui em Belo Horizonte, celeiro de grandes músicos e jazzistas. Será uma confraternização, num encontro de muita música, bate-papo, lançamentos e sorteios de CDs e DVDS.”

O evento começa às 17h com uma mesa redonda de hora e meia, entre músicos e público, dirigida pela escritora e produtora Malluh Praxedes. Um bate-papo informal sobre as necessidades das bandas, promoção de discos e direito autoral. Depois, às 19, os músicos, segundo Toninho Horta, vão dar aquela canja para o público.

Ele faz um convite: “convido os músicos da cidade, que tocam chorinho, rock, jazz e toda estilo de música que tenha improvisação, para juntos para relembrarmos aqueles clássicos do jazz que fizeram a cabeça dos músicos do mundo inteiro É só chegar e se inscrever para que todos possam mostrar seu trabalho”. Já estão confirmados os músicos Enéas Xavier, Fernando Sodré, Celso Moreira, André “Limão” Queiroz, Beto Lopes, Clóvis Aguiar, Breno Mendonça.

Serviço
Dia do Jazz – Jazz Aqui Ó com Toninho Horta e convidados
Data e hora: dia 30 de abril, segunda-feira, a partir das 17h
Local: Bar do Museu Clube da Esquina – Rua Paraisópolis, 788 – Santa Tereza
A entrada é franca.
Informações: Tel. (31) 2512 5050
É bom chegar cedo para garantir a entrada, pois o espaço acomoda apenas 100 pessoas.

O que é o Dia do Jazz

Instituído pela UNESCO, o “Jazz Day” tem como embaixador oficial o pianista americano Herbie Hancock e é celebrado mundialmente em mais de 190 países ao redor do planeta, sempre com grandes festivais e concertos que resgatam a história do Jazz.

Em Belo Horizonte a data foi comemorada pela primeira vez no ano passado, quando o Instituto Maestro João Horta realizou na Savassi um grande evento em praça pública, com shows de músicos mineiros e brasileiros.

Desde então o guitarrista Toninho Horta vem trabalhando para oficializar a comemoração na cidade e neste ano contou com o apoio do vereador Gilson Reis, que fez um Projeto de Lei que institui o dia no calendário oficial de Belo Horizonte.

Mais informações sobre o International Jazz Day

Anúncios