Hoje é dia de Clis - Santa Tereza Tem
Logo

Hoje é dia de Clis

Hoje é dia de Clis, com chuva ou sem chuva, no Jardim Felicidade

O que é o Clis? É o  Clube do Livro Infantil Solidário (Clis), criado pela escritora Leida Reis, proprietária da Páginas Editora, que  leva mensalmente livros para crianças de creches e abrigos, com contação de história e distribuição do livro autografado, lanche e de um presente para os participantes –  material didático.

A edição de janeiro, será nesta quarta-feira, dia 31, nas Obras Educativas do Padre Giussani, no bairro Jardim Felicidade, em Belo Horizonte, com a escritora e contadora de histórias Rosana Mont’Alverne. Rosana, que é fundadora da editora Aletria e preside a Câmara Mineira do Livro, leva o seu livro “O ovo amarelinho da galinha do vizinho”, ilustrado por Raquel Abreu, para as crianças, de 4 a 6 anos. O primeiro evento do Clis neste ano conta com o apoio da Aletria e de Rosana, que doaram os livros deste mês.

Sobre o Clis e como participar

O Clube do Livro Infantil Solidário conta com o apoio de madrinhas e padrinhos literários das crianças, que fazem contribuições mensais, por meio do site www.clis.com.br, e teve início em setembro do ano passado. No final de 2017, o Clube do Livro Infantil Solidário foi um dos selecionados no Prêmio Leitura do Bem, promovido pela Livraria Leitura e TV Alterosa e recebeu um castelinho com 400 livros.

O apoio pode vir de pessoas físicas ou empresas com contribuição financeira mensal e também pode ser por meio da doação de livros infantil. É uma forma de despertar o interesse da leitura nas crianças, formar futuros leitores, praticar a inclusão e ao mesmo tempo levar a alegria e levantar a estima de crianças de baixa renda, muitas delas em situação de risco social.

Para a idealizadora do projeto, Leida Reis, o livro, a leitura podem influenciar a vida de uma criança. ” O hábito da boa leitura dá aos meninos e meninas  chance de enxergar melhor o mundo, de pensar, se divertir, duvidar, sonhar, criar e viver melhor. Se a vida deles não é um conto de fadas, os livros são páginas abertas para finais mais felizes.”.

A escritora Rosana Mont’Alverne comenta que  “é uma alegria ver ressurgir na cena cultural contemporânea brasileira os Clubes do Livro e da Leitura, que marcaram a vida de tantas gerações ao longo dos séculos. É uma alegria ainda maior saber que em Minas Gerais temos o CLIS – Clube do Livro Infantil Solidário, idealizado pela jornalista e editora Leida Reis. Trata-se de uma contribuição altamente qualificada para a formação de leitores que têm pouco ou nenhum acesso ao livro e este é o seu diferencial. Além disso, não se trata de apenas enviar os livros pelos correios, mas de entregá-los em mãos, de organizar um lanche gostoso para celebrar o encontro literário, de levar o autor que lê em voz alta ou conta histórias para a criançada. Um momento de puro afeto, de olhos nos olhos, de alegria e comunhão em torno da boa literatura produzida no estado. Como não participar, admirar, apoiar, amar? Transforme a vida de uma criança: vem pro CLIS!”.

Saiba mais no site do projeto, clicando aqui

 

 

Anúncios