Lixo consolidado na paisagem de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Lixo consolidado na paisagem de Santa Tereza

Ao contrário do trabalho, que vem sendo realizado pela Rede Lixo Zero Santa Tereza, coleta seletiva colaborativa (moradores, Escola Municipal Prof. Lourenço Oliveria – EMPLO, Cooperativa de Catadores- Coopersol Leste, Associação dos Moradores do Bairro, Universidade Federal -UFMG e   Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável -ICEA ), há aqueles que não estão nem aí para a limpeza das ruas e das portas das casas dos vizinhos. Confira na matéria publicada primeiro no blog Observação & Análise.

por Luis Borges,  15 de Janeiro de 2018  A vida em fotografias


De vez em quando é bom dar uma olhada para trás e verificar se um determinado problema urbano foi solucionado ou se simplesmente tornou-se crônico. Ilustra bem esta situação, infelizmente pela cronificação do problema, o caso do lixo a céu aberto que se consolidou na paisagem da Rua Nefelina, no bairro de Santa Tereza.

Em dezembro de 2016 mostramos a situação aqui no Observação & Análise. Um ano depois, no fim de dezembro de 2017, voltamos à rua e registramos nas fotografias a seguir que a situação permanece.

Foto: Sérgio Verteiro

Quem andar um pouco mais pela vizinhança perceberá, também, outros pontos de descarte de lixo bem exuberantes na esquina da Rua Clorita com Rua Gabro, nas proximidades do campo de futebol da Rua Conselheiro Rocha e ao lado da passarela que dá acesso à estação Santa Efigênia do metrô pela mesma rua.

O lixo acumulado ao longo de 7 dias é recolhido toda quarta feira pela Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, mas com frequência na manhã do dia seguinte é possível verificar que um novo processo de acumulação teve início, como mostrado na fotografia abaixo.

Foto: Sérgio Verteiro

O desafio de solucionar o problema continua. Mas tenho a sensação de que todos já se acostumaram com a paisagem consolidada e muitos são os que contribuem para a sua manutenção.   0   Comentários    

Anúncios