Mercado ponto de convívio e lazer - Santa Tereza Tem
Logo

Mercado ponto de convívio e lazer

Mercado ponto de convívio e lazer neste domingo, no Mercado Vivo+Verde

Quem frequentou o Mercado em seus velhos tempos e participou do evento Mercado Vivo + Verde, realizado neste domingo, 21 de janeiro,  na área externa do local, pode sentir o  espaço cheio de vida novamente.  A realização do evento de forma colaborativa com participação voluntária e o apoio do  público, tanto de moradores do bairro quanto de outras regiões,  mostra que é possível sim a reabertura do Mercado, desativado desde 2007.

Durante o evento os visitantes puderam ter uma pequena visão do que pode vir a ser o Mercado: um ponto de lazer e de cultura, convívio, geração de renda e trabalho, não só para Santa Tereza, mas um bem para a cidade. O projeto de viabilidade econômica e o projeto arquitetônico já estão prontos. Basta, agora, a boa vontade política, já que o espaço é um bem público e gerenciado pela prefeitura de Belo Horizonte.

Irene Bertachini

A compositora e cantora, Irene Bertachini junto com o músico Léo Assunção, teve participação voluntária na programação musical. Ela comenta que “são as pequenas ações, como a deste evento, envolvendo muitas pessoas e movimentos, é que tornam possível a transformação do mundo. A revitalização desse espaço é importante, não só para Santa Tereza, mas para Belo Horizonte, e com tantas pessoas envolvidas e com tanta vontade, o mercado poderá ser reaberto”.

Sonjaluz, compositora e intérprete c dentro da Cultura Hip Hop, apresentou junto com o músico de Santa Tereza, morador da Vila Dias, Daniel Rodrigues e o DJ Ed, o show Verdade Seja Dita. Sobre a participação do grupo sem receber cachê, ela diz que “é por uma causa nobre, a reabertura do

Daniel Rodrigues, DJ Ed e Sonjaluz

Mercado. É lindo a gente ver a diversidade, crianças, jovens e idosos misturados, participando e convivendo e ocupando este espaço tão precioso”.

Ed complementa dizendo “este evento é a busca do resgate de um mecanismo cultural e de lazer dos moradores da região, que já há tempos vêm tentando a sua recuperação. Hoje aqui é um pouco do que pode vir a ser esse espaço, que hoje está fechado”.

Luzia Milanês veio do bairro Prado passar o domingo em Santa Tereza. Ela diz que “ouvi pelo rádio que haveria o evento e como gosto de música vim conferir. Estou gostando muito, não só das apresentações, mas também da culinária oferecida. Acompanhei pela imprensa quando foi fechado o Mercado e acompanho a luta dos moradores pela sua reabertura. Tomara que a Prefeitura aceite o projeto que será apresentado, pois vai ser um ganho para toda cidade”.

Edson e Luzia

Edson Ambrósio, morador do bairro Nova Floresta, considera o espaço um ponto de agregação, convívio e lazer. “O ambiente é tranquilo, diversos, as pessoas estão à vontade, alto astral. Torcendo para que a comunidade de Santa Tereza consiga junto ao prefeito reabrir o local”.

O evento com entrada gratuita é uma promoção do Coletivo Mercado Vivo + Verde,  colaborativo e construído coletivamente por voluntários e parceiros, inclusive os artistas e técnicos.

Confira mais fotos no álbum em nossa página do Facebook

Matéria relacionada

Anúncios