Brinquedista de Santa Tereza é premiada - Santa Tereza Tem
Logo

Brinquedista de Santa Tereza é premiada

Brinquedista de Santa Tereza é premiada em concurso nacional

O mundo se transforma e profissões acabam e outras surgem, de acordo com a demanda da sociedade e o avanço da tecnologia.  Assim é a mais recente profissão: brinquedista. E em Santa Tereza, o lugar mais eclético da cidade, temos uma brinquedista e ainda por cima premiada? É a Luciana Moreira,  nascida e criada no bairro, que conquistou recentemente o Oscar  ENAI 2017.

Luciana Moreira, que há 25 anos trabalha com educação, é geógrafa, especialista em Educação Ambiental,  idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar e agora brinquedista  premiada.

Ela conta que sempre foi brinquedista, mas sem saber. “Formada em magistério, sempre achei o brincar importante na educação e por isso fiz cursos relacionados à parte lúdica. Depois, quando nasceram as duas filhas, comecei a resgatar brincadeiras aqui em Santa Tereza.  As mães, minhas amigas, descobriram e pediam pra levar suas crianças para brincar também”.

E as brincadeiras passaram a ser feitas no Oásis Clube. “Passei a levar esse grupo para o Oásis Clube, espaço que fez parte da minha infância e adolescência. Foram as primeiras colônias de férias do Clube, que duraram de 2011 a 2016”.

Assim, ela tomou gosto pela atividade procurou se capacitar cada vez mais. “Descobri o  ENAI, (Encontro de profissionais da  área de entretenimento infantil) e lá a ABRE (Associação Brasileira de Entretenimento) filiada a um órgão internacional na França de valorização da infância por meio do brincar com a construção de brinquedodecas ”, explica Luciana.

“Em janeiro de 2017, fiz um curso e me certifiquei como Brinquedista pela ABRE. Foi quando percebi que era brinquedista sem saber”, comenta ela rindo.

Premiação

Com a certificação  ela concorreu ao prêmio e conquistou o Oscar  ENAI 2017, que representa, segundo ela,  o reconhecimento de cinco anos de atividade de recreação em BH. A premiação foi fruto de votação popular pela internet e votação auditada e concedido pelo Encontro Nacional de Entretenimento Infantil 2017, no mês de outubro. A honraria se destina às pessoas que desenvolvem um trabalho voltado para o desenvolvimento infantil por meio do lúdico.

O que é ser brinquedista

Luciana explica que “a criança brinca por natureza, mas precisa de espaço e tempo. Entretanto a rua, que era esse território, por uma série de razões, não é mais como antigamente. Assim, pelo fato dos pequenos terem perdido o espaço de brincar surgiu o brinquedista,   profissional capaz de realizar intervenções lúdicas em diversos ambientes para acolher a infância  e esse tempo do brincar, que é uma linguagem do desenvolvimento  da criança”.

Nesses ambientes organizados ela resgata as brincadeiras e atende  à demanda da falta de espaço para o lazer infantil. Entre as brincadeiras ela cita o pique, rouba bandeira, estoura balão, pular corda e oficinas criativas com gesso, argila e confecção de brinquedos, como pipas. Além de trabalhar com as crianças, Luciana ministras cursos e oficinas para recreadores, professores.

Colônia de férias no Oásis Clube

Luciana e Santa Tereza

Luciana não imagina sua vida fora de Santa Tereza. “ Nasci, cresci e não saí do bairro. Não troco essa nossa cidade do interior por nada. Estudei na escola Malba Than, no Oásis, cujo recreio era na área de brinquedos. Aos 7 anos fui para o Barão de Macaúbas. Veio a adolescência  e a turma frequentava o Pop Pastel, o Oásis e a Casa Blanca (funcionava no Cine Santa Tereza), onde dançava lambada.  Vivi intensamente Santa Tereza, sem medo,” comenta.

“Sou muito grata ao bairro, pois foi aqui, especialmente no Oásis Clube,  que me foram oferecidas oportunidades de desenvolver-me na profissão e até ser premiada”, ressalta Luciana.

“O bairro sempre me acolheu, como acontece agora com minhas filhas. Vamos à Praça, andamos a pé por aqui e ali. Mas aquela liberdade de ir e vir, ir sozinha ao Clube e às festinhas nas casas, não mais existe. Hoje, os meninos e meninas perderam essa liberdade, que não é um problema de Santa Tereza, mas reflete a realidade de Belo Horizonte. Mas mesmo assim, não troco aqui por nenhum outro lugar”, declara ela seu amor incondicional por Santa Tereza

Anúncios