5º Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

5º Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza

5º Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza, no dia 21 de janeiro

Programa é oportunidade de lazer e convivência durante todo o dia. Fotos: Brígida Alvim

No domingo, dia 21 de janeiro, será realizado o 5º Mercado Vivo + Verde, na área externa do Mercado Distrital de Santa Tereza. O evento que simboliza a luta pela reabertura e ocupação comunitária do espaço,  oferece feiras e apresentações artísticas, de 10h às 18h, com acesso livre e gratuito.

A ação, realizada pelo coletivo Mercado Vivo + Verde desde 2014, prova a potencialidade do Mercado Distrital de Santa Tereza, que está desativado desde 2007. “Nosso projeto é, a partir da cessão de uso pela PBH, a ocupação do espaço com diversidade. Artes, Música, Circo e Gastronomia, com ênfase no abastecimento pela produção agroecológica, a agricultura familiar e o artesanato local, por meio de uma gestão coletiva e participativa. Um espaço de convivência, de formação e de fomento econômico, social e cultural, para o bairro e para a cidade”, propõem representantes do coletivo.

Moradores de Santê, saudosistas do Mercado, prestigiam o evento

No Mercado Vivo + Verde o público encontra  feiras de produtos e alimentos agroecológicos, arte e artesanato, roupas novas e usadas, economia solidária, comes e bebes, shows musicais e circenses, tenda do vinil, oficinas e vivências. Haverá também Coleta Seletiva Solidária, realizada pela Rede Lixo Zero Santa Tereza, que vem implantando o serviço no bairro desde outubro do ano passado.

A entrada é gratuita, o acesso livre e a programação voltada para todas as idades.  Oportunidade pra reunir a família e os amigos e passar um domingo divertido.

 

Rede LIxo Zero Santa Tereza no evento

A Rede LIxo Zero estará presente no evento, recolhendo o material reciclável e dando a destinação correta pra todos os resíduos. O Mercado Vivo+ Verde  funcionará como uma LEVA (Lugar de Entrega Voluntária Assistido), que é uma das ideias da plataforma Lixo Zero.

A ideia da LEVA é a seguinte: ao invés de usar os tradicionais LEVs (Locais de Entrega Voluntária),que são colocados em pontos da cidade e muitas vezes acabam não funcionando, a rede trabalha com essa mesma lógica, mas com a diferença de ter um(a) catador(a,) prestando serviços de mobilização e recebimento dos materiais na LEVA e em seu entorno (por isso “assistido”).

Então, caso tenham materiais recicláveis em casa, podem levar ao evento que estaremos recebendo!

PROGRAMAÇÃO 5º MERCADO VIVO + VERDE (21/01)

De 10h às 18h:
– Feira de produtos e alimentos agroecológicos;
– Feira de arte e artesanato;
– Economia solidária;
– Comes e bebes;
– Coleta Seletiva Solidária (Rede Lixo Zero Santa Tereza).

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA:
10h – Abertura e boas vindas
11h – show Irene Bertachini e Leo Assunção
12h – “Sufoco”, com Rafael Mourão, do Movimento Mineiro de Circo
13h – show Verdade Seja Dita
14h – performance “O Tempo e o não Tempo”, com May Campos
14:30 – Oficina de Dança Teatro Memórias E Sonhos – May Campos
15h – Oficinão Associação de Capoeira Angola Dobrada
16h – show BoidoAlém
17h – DJ Tomas Amaral

Sonorização: Karel Prokop – Estúdio DigiÁudio

O evento é colaborativo e construído coletivamente por voluntários e parceiros, inclusive os artistas. Contribuições voluntárias são bem recebidas.

Serviço:

5º Mercado Vivo + Verde
Data e horário: 21/01 – 10h às 18h
Mercado Distrital de Santa Tereza (Rua São Gotardo, 273). Entrada franca.

Anúncios