Simpatia da romã no Dia de Reis - Santa Tereza Tem
Logo

Simpatia da romã no Dia de Reis

Simpatia da romã no Dia de Reis para trazer sorte e não faltar dinheiro no bolso

Carlos Felipe Horta

A fruta da romanzeira, a  romã,  é conhecida por suas propriedades mágicas desde a Antiguidade, empregado nos rituais ligados à fertilidade, amor e casamento. O famoso Pomo das Hespérides, buscado pelos Argonautas, era a romã, que também fazia parte dos mistérios cercando Perséfone, filha de Deméter, a Mãe da Terra. Na Roma Antiga, coroas de romã eram colocadas sobre a cabeça das mulheres que se casavam para que fossem férteis.

Na medicina popular brasileira é usada para dores de garganta e melhoria na voz. Nas religiões afro-brasileiras,  é uma planta sagrada de Iansã.

Por estas e outras razões, simpatias com  romã é que não faltam, não só no Dia de Reis mas também em outras épocas do ano. Hoje, entretanto, fiquemos apenas com uma simpatia, aquela que, segundo a crença popular, se for bem feita, não deixará a pessoa ficar sem dinheiro neste ano.

Ela é simples… A pessoa pega nove grãos de romã madura. Três grãos devem ser jogados para trás com a mão direita. Outros três grãos deverão ser mastigados, mas sem destruir as sementes que deverão ser jogados para a frente, com a mão direita. Outros três grãos também deverão ser mastigados , preservando, porém, as sementes que deverão ser embrulhadas numa nota (papel moeda), que deverá ser conservada pela pessoa durante todo o ano.

Quem já vem fazendo esta simpatia há mais tempo, deve pegar a nota com as sementes de 6 de janeiro, joga-las  fora e dar a nota para um mendigo. Quem estiver fazendo pela primeira vez vai guardar a nota até 6 de janeiro de 2019, cumprindo , então, o ritual.

Agora, atenção. A pessoa, enquanto lança as sementes para trás , para a frente ou as guarda na nota, deverá dizer: “Gaspar, Belchior e Baltazar, como foram a Jesus adorar e presentes lhe ofertar, nós vos pedimos que, neste ano, nada nos venha faltar”.

Há variáveis nesta simpatia, mas esta é mais a simples.

Anúncios