Projeto Santa Leitura recebe prêmio - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto Santa Leitura recebe prêmio

Projeto Santa Leitura recebe prêmio de 400 livros da Livraria Leitura e TV  Alterosa

O Projeto Santa Leitura foi o vencedor, por votação pública  pela internet, do Concurso Leitura do Bem, realizado pala TV  Alterosa em parceria com a Livraria Leitura. Como prêmio recebeu, no dia 21 de dezembro, um Castelinho com 400 livros infantil e infanto-juveni, que será doado pelo Projeto a  Biblioteca Comunitária Santa Leitura , Vila São Rafael , Pompeia .

Estela Cruzmel, idealizadora do Santa Leitura

O Santa Leitura, que durante cinco anos esteve na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza,  está na Vila São Rafael  desde outubro de 2016. Segundo Estela Cruzmel, a idealizadora do projeto, a ida para a Vila aconteceu por meio de um convite  feito por  Wallisson Alexandre da Silva, coordenador do projeto  Amigos da Vila São Rafael. “Ele me encontrou na rede social e me convidou para visitar o local. Eu e Sônia Arantes, que trabalho comigo, visitamos a Vila e nos apaixonamos pelo lugar e pelas pessoas. Começamos com o trabalho na rua e há seis meses doamos para a Vila a biblioteca Comunitária Santa Leitura no espaço da Associação  Comunitária, cedido por Horlando Menezes. Tem sido um grande sucesso. Ela funciona aos sábados com várias oficinas , contacao de histórias e outras atividades gratuitas.

Biblioteca Comunitária da Vila São Rafael

Estela comenta que “este prêmio não é mérito meu e sim dos muitos seguidores que com carinho tiveram o trabalho de votar. Muita gente mesmo que contribuiu para este prêmio chegar ao Santa Leitura. A premiação é também esforço de todos que me ajudaram nessa longa jornada, que começou em 2010. Agradeço a todos, especialmente os parceiros e conselheiros , Padre Marcio  Ribeiro, da Paróquia de Santa Tereza,  e Irma Marilena Carolo”.

Durante a solenidade de entrega da premiação, na sede da Biblioteca Comunitária Vila São Rafael (Rua Raimundo Venâncio  da Silva 15 , Pompei) houve contação de histórias pelos contadores Patrícia Cinara e Pierre André.

Feliz Estela lembra que “o projeto nasceu com o propósito de espalhar livros e amor , aqui estamos abraçando mais uma vitória” .

Sobre o Santa Leitura

O projeto remonta a  2010, quando a artista plástica Estela, nos fundos de sua loja de roupas, no Bairro Ipiranga, montou uma biblioteca e passou a emprestar livros para seus clientes.  Ela fechou a loja e guardou os livros, mas sentia que isso não era correto. Era preciso dividi-los com outras pessoas.

leitura na praça slider
Santa Leitura na Praça Duque de Caxias – Uma biblioteca a céu aberto Foto: Eliza Peixoto

Depois de algumas pesquisas e por sugestão  de sua amiga Cléo Zocrato, fez a primeira exposição dos livros na Praça Duque de Caxias, no primeiro domingo de abril de 2013.  Ela ressalta que “o projeto foi recebido de braços abertos pelos moradores do bairro e redondezas e não faltaram os apoios dos jornalistas Luis Góes e Eliza Peixoto e do padre Márcio, que foram fundamentais”.

Atualmente, além de Santa Tereza, o projeto é levado ao Taquaril, na Comunidade Sagrada Família, à Vila São Rafael, no bairro Pompeia e ao bairro Floresta, na Praça Salvador Morici, adotada por Estela.

A Estela aceita de bom grado doação de livros, exceto os didáticos, já que todo o trabalho é voluntário e não tem patrocínio para a compra de acervo. Que quiser doar aquele livro que está empoeirando na estante, é só entrar em contato com a Estela pelo  9752-6952, pelo e-mail projetoleituranapraca@gmail.com

Matérias relacionadas
Última edição do Santa Leitura em Santa Tereza

Santa Leitura recebe premiações

Projeto Santa Leitura na Praça

Anúncios