Dê um significado social a seu Imposto de Renda - Santa Tereza Tem
Logo

Dê um significado social a seu Imposto de Renda

Dê um significado social a seu Imposto de Renda: transforme em doação a projetos culturais e sociais

Transforme seu imposto de renda em música é o mote da campanha de incentivo de programa de bolsas da Fundação de Educação Artística  (FEA)para crianças e jovens. A campanha foi criada porque, pouca gente sabe, mas todo contribuinte do Imposto de Renda (I.R), pessoa física ou jurídica, pode direciona-lo a um projeto aprovado no Ministério da Cultura como é o da Fundação de Educação Artística. É simples assim, você deixa de pagar ao governo e transfere para um projeto cultural ou social.

Bolsas da FEA

Aluno bolsista – Crédito da foto Gui Machala

As bolsas de estudo de música concedidas pela FEA têm permitido, há décadas, que crianças e jovens obtenham gratuidade em sua formação musical. É crescente o número de jovens que, na faixa de idade correspondente ao Ensino Médio, descobrem sua vocação para a música e não têm financeiras para desenvolvê-la.

Segundo a FEA,  é crescente o número de jovens que, na faixa de idade correspondente ao ensino médio, descobrem sua vocação para a música e procuram a instituição, justamente por ela manter o Programa de Bolsas. Esses jovens, maioria moradores da Região Metropolitana e da periferia da capital mineira, buscam uma chance na Fundação. E o mais interessante,  é que grande parte desses alunos bolsistas corresponde ao ensino recebido com dedicação e força de vontade. Seguem em direção a uma profissionalização no campo da música, inúmeras vezes salvando-se das condições perversas de um meio contaminado pela droga e a violência.

Para continuar prestando  esse serviço à comunidade, a FEA conta com  apoio da Sociedade. A Campanha Transforme seu Imposto de Renda em Música esclarece sobre a possibilidade que tem cada contribuinte do I.R. de direcionar uma parcela de seu imposto devido fazer o bem social. O valor doado será restituído ao fazer a declaração completa de ajuste em abril 2018. E para quem quer apoiar, mas não é contribuinte, a FEA oferece outras formas de participação e ajuda.!

Como calcular o valor da doação

Verifique qual será o provável valor do Imposto de Renda devido, usando como referência o valor apurado na declaração de 2017 (ano calendário 2016). Calcule 6% sobre este valor: esta é a quantia aproximada que você poderá abater na declaração de 2018 (ano calendário 2017), se não houver grande alteração nos seus rendimentos.

Por exemplo: se o valor do Imposto de Renda devido, apurado na declaração de 2017, for R$ 10.000,00 (não importando qual o valor retido na fonte, valor já pago ou valor a restituir), você poderá doar até R$ 600,00 e abater integralmente esse valor. Caso o valor integral do imposto devido já tiver sido pago, através de retenção na fonte ou carnê-leão, e você tiver restituição, esta será acrescida do valor da doação efetivada. O prazo para a doação vai até o dia 28 de dezembro

Como doar

Todas as doações são obrigatoriamente depositadas em conta vinculada ao projeto, cuja movimentação é controlada pelo Ministério da Cultura. Acesse o site www.feabh.org.br e clique em DOAÇÃO. O doador terá acesso às informações, ao simulador de doação e poderá gerar um boleto bancário para o crédito da doação.

Como declarar

Para a pessoa física efetuar o lançamento da doação na declaração de ajuste anual do IR (modelo completo) o valor da doação deve ser inserido na seção “Pagamentos e doações efetuados” sob o código referente ao incentivo à cultura. Neste campo, deve-se informar o nome do titular do projeto cultural beneficiado, o número de sua inscrição no CNPJ, os dados do projeto aprovado e o valor do apoio.

Sobre a Fundação de Educação Artística – FEA
Veja o depoimento de um  bolsista da FEA e saiba para onde vai sua doação

A Fundação de Educação Artística – FEA – é uma entidade sem fins lucrativos, de forte cunho social, com penetração em todas as classes sociais, que tem como objetivo contribuir – ali onde o Estado não atua suficientemente – para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se, desde sempre, como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

Serviço

Campanha: Transforme seu imposto de renda em música
Fundação de Educação Artística – Rua Gonçalves Dias, 320
Prazo: Até 28 de dezembro
Mais informações: (31) 3226.6866 ou mande um e-mail para contato@feabh.org.br.

Anúncios