Vida e obra da escritora Hilda Hilst - Santa Tereza Tem
Logo

Vida e obra da escritora Hilda Hilst

Vida e obra da escritora Hilda Hilst é mostrada também no MIS Cine Santa Tereza

Realizado de 7 a 9 de dezembro, em diversos espaços (Memorial Minas Gerais Vale, MIS Cine Santa Tereza, Espaço 171, Brasil 41 e Centro da capital), Círculo Hilda Hilst contará com exposição, mostra audiovisual, leituras, show, performances e outras intervenções

Em 2017, o “Círculo Hilda Hilst” comemora 15 anos de sua primeira edição, ao resgatar a memória do evento e acolher novos artistas, numa programação diversa e gratuita, em vários espaços, com exposição, leituras, mostra audiovisual, show, teatro, performances, cabaré, deriva poética e seminário.

A autora, morta em 2004, tem sido cada vez mais aclamada, lida e difundida no Brasil e no exterior. O evento será realizado entre 7 e 9 de dezembro de 2017, e visa difusão da escritora e sua obra, por meio da gratuidade das atividades como forma de acessibilidade do público. Com curadoria de Juarez Guimarães Dias, Janine Avelar e Gabriel Castro Cavalcante, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Hilda Hilst, mantenedor da memória e dos direitos da autora, e participação de artistas e pesquisadores de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Dourados. A realização do Círculo Hilda Hilst é colaborativa, e a programação, gratuita.

O evento

Durante três dias, em cinco espaços culturais da cidade, uma equipe de 32 artistas e produtores se unem para realizar o Círculo de Atividades Integradas Hilda Hilst, uma grande exposição da vida e obra da escritora, na época pouquíssimo publicada e praticamente desconhecida dos leitores mineiros. Os produtores também foram responsáveis pela primeira montagem de “A Possessa (A Empresa)” dramaturgia de Hilda escrita em 1968 e encenada por Juarez Guimarães Dias em 2003.

O Círculo (de Atividades Integradas) Hilda Hilst foi criado em Belo Horizonte em 2002 por três artistas-produtores e admiradores da escritora, Juarez Guimarães Dias, Janine Avelar e Cris Gil.

Quem é Hilda Hilst

Hilda Hilst (1930-2004) foi uma poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX, tendo escrito por quase cinquenta anos. Mudou-se em 1966 para a Casa do Sol, chácara construída na fazenda de sua mãe, onde passou a viver com o escultor Dante Casarini, inúmeros cães e amigos, e onde escreveu a maior parte de sua obra.

Hilda Hilst foi agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil. Em 1962, o Prêmio PEN Clube de São Paulo, por Sete Cantos do Poeta para o Anjo. Em 1969, a peça O Verdugo arrebatou o Prêmio Anchieta. A Associação Paulista de Críticos de Arte (Prêmio APCA) considerou Ficções (Edições Quíron, 1977) o melhor livro do ano. Em 1981, Hilda Hilst recebeu o Grande Prêmio da Crítica para o Conjunto da Obra, pela mesma Associação. Em 1984, a Câmara Brasileira do Livro concedeu o Prêmio Jabuti a Cantares de Perda e Predileção e, no ano seguinte, a mesma obra recebeu o Prêmio Cassiano Ricardo (Clube de Poesia de São Paulo). Rútilo Nada levou o Prêmio Jabuti como melhor conto. E, finalmente, em 2002, foi premiada na 47ª edição do Prêmio Moinho Santista na categoria Poesia.

Após o falecimento da autora em 2004, a Casa do Sol tornou-se sede do Instituto Hilda Hilst, herdado e mantido por sua família eletiva, os amigos José Luís Mora Fuentes (falecido em 2009), sua companheira Olga Bilenky e Daniel Bilenky Mora Fuentes, filho do casal. O Instituto Hilda Hilst tem como missão disseminar a obra e a memória de Hilda Hilst e preservar a Casa do Sol, onde a escritora deixou um rico acervo, tanto na estrutura física, como no espírito de servir de porto seguro para a produção cultural inovadora e democrática.

A Chácara Casa do Sol fica  no Parque Xangrilá em Campinas e é aberta à visitação pública. Mais informações pelo site www.hildahilst.com.br

PROGRAMAÇÃO
7 a 9 de dezembro de 2017 – Belo Horizonte
Locais: Memorial Minas Gerais Vale, MIS Cine Santa Tereza, Espaço 171, Brasil 41 e Centro
Programação gratuita

07/12, quinta-feira
Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários )
19h – Abertura da Mostra de Vídeos “Memória Oral do Instituto Hilda Hilst” (Sala do Espetáculo Mineiro) – Até domingo 10/12
19h30 – Cerimônia de Abertura (Auditório)
Leitura “O Unicórnio”. Texto: Hilda Hilst | Dramaturgia: Juarez Guimarães Dias | Elenco: Andréia Quaresma, Anita Mosca, Carolina Demétrio, Christiane Antuña, Dayse Belico e Rejane Faria | Direção: Samira Ávila.

08/12, sexta-feira
Memorial Minas Gerais Vale
10h30 – Seminário “Fico besta quando me entendem”: Apresentação de pesquisas sobre a obra de Hilda Hilst com mediação da Prof. Lucia Castello Branco (FALE/ UFMG).
Centro de Belo Horizonte – Rua da Bahia c/ Rua Goiás
16h – Deriva poética “Tu não te moves de ti”: Roteiro e direção de Gabriel Castro Cavalcante. Confirme presença até às 12h pelo Whatsapp: (31) 97547-0317.
Brasil 41
18h30 – Show “O poema é música” de Luiz Rocha.

09/12, sábado
MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89- Santa Tereza)
16h30 – Mostra “Hilda Hilst nas Telas” (Cinema): Trailer “Hilda Hilst pede contato” de Gabriela Grebb, Trailer de “Unicórnio”, Documentário “Hilda Humana Hilst”, Curta de animação “Vênus – Filó: a fadinha lésbica” de Sávio Leite.
17h30 – Bate-papo com Sávio Leite sobre a animação “Vênus – Filó: a fadinha lésbica” (Sala Multiuso)
18h – Palavras Chá “Cascos & Carícias” (Sala Multiuso): Leituras performativas em voz alta de crônicas de Hilda Hilst publicadas nos anos 1990 no Jornal Correio Popular de Campinas.
Espaço171
21h – Espetáculo “O caderno rosa de Lori Lamby” com Glauce Guima e Direção de Ana Hadad.
22h – Varejão Edição Especial “Hilda Hilst: (informe-se)”
Abertura: Performance Poética “Poemas os homens do nosso tempo” com Marcelo Castro
Festa de encerramento

EXPOSIÇÃO DIGITAL “MEMÓRIA ORAL DO INSTITUTO HILDA HILST”
A exposição reúne uma vídeos produzidos pelo Instituto Hilda Hilst para o Projeto Sala de Memória, em que diversos entrevistados recontam histórias de Hilda Hilst e da Casa do Sol.

LEITURA “O UNICÓRNIO”
Um alter-ego da escritora conversa com uma interlocutora sobre a história de dois irmãos com quem teve uma grande desavença na tentativa de retomar seu processo de escrita, interrompido pela desilusão. Enquanto recobra os acontecimentos, o próprio ato de narrar torna-se foco do texto, ao revelar a incapacidade que a linguagem tem de expressar o pensamento, sensações e impressões desses personagens.
Texto: Hilda Hilst
Adaptação: Juarez Guimarães Dias
Elenco: Andréia Quaresma, Anita Mosca, Carolina Demétrio, Christiane Antuña, Dayse Belico e Rejane Faria
Direção: Samira Ávila
Duração: 60 minutos

SEMINÁRIO “FICO BESTA QUANDO ME ENTENDEM”
Cada vez mais sua obra complexa tem atraído inúmeros interessados, entre leitores e intelectuais, na tentativa de melhor compreensão de seu trabalho. Haverá  apresentação de trabalhos e trocas entre pesquisadores da obra de Hilda Hilst.
Mediação: Prof. Dra. Lucia Castello Branco (FALE/ UFMG).

DERIVA POÉTICA “TU NÃO TE MOVES DE TI”
Hilda Hilst e Carlos Drummond de Andrade foram apresentados um ao outro por Lygia Fagundes Telles e mantiveram uma correspondência espaçada,  entre os anos de 1950 e 1980.   “Deriva Poética” convida o público para uma caminhada pelo centro da cidade, num percurso delimitado, ouvindo poemas gravados na voz de sua autora. Os participantes vão conhecer possíveis lugares onde pudesse se dar um encontro entre os escritores. A deriva parte da Rua da Bahia, esquina com Rua Goiás na estátua de Drummond com Pedro Nava, e segue pela Avenida João Pinheiro, encerrando-se no Memorial Minas Gerais Vale na Praça da Liberdade.
Roteiro e Direção: Gabriel Castro Cavalcante
Inscrições: até às 12h do dia 08/12 pelo whatsapp (31) 97547-0317.
Recomendações: os participantes devem ter smartphone com acesso via bluetooth e fones de ouvido.

SHOW “O POEMA É MÚSICA”
O multiartista Luiz Rocha interpreta canções compostas com poemas de Hilda Hilst. Entre os compositores estão o próprio músico, Adoniran Barbosa, Zeca Baleiro e o maestro José Antônio de Almeida Prado.

MOSTRA “HILDA HILST NAS TELAS”
Trailer “Hilda Hilst pede contato”. Dir.: Gabriela Greeb – 2’45” (Em finalização)
Hilda, falecida em 2004, volta para sua casa e convida amigos, intelectuais, poetas e pensadores para um encontro cujo objetivo é estabelecer contato entre vivos e mortos, passado e presente, realidade e ficção, material e imaterial. Hilda é representada por uma atriz mas sua voz é original, extraída de registros sonoros do acervo inédito de suas experiências de contato com pessoas já falecidas.
Com Luciana Domschke no papel de Hilda Hilst
Roteiro e direção: Gabriela Greeb
Direção de fotografia: Rui Poças
Direção de arte: Renata Siqueira Bueno
Edição: Karen Harley
Edição de som: Vasco Pimentel
Produção: HOMEMADEFILMS

Trailer “O Unicórnio”. Dir.: Eduardo Nunes – 2’57” (2017)
Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles têm ali conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe e onde as duas aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem. O longa-metragem estreou em 2017 no Festival do Rio.
Direção e Roteiro: Eduardo Nunes
Produção: Izabella Faya e Fernanda Reznik
Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., abc
Montagem: Flávio Zettel
Música: Zé Nogueira
Empresa Produtora: 3 Tabela Filmes Produções Artísticas
Empresa CoProdutora: Canal Brasil

Documentário “Hilda Humana Hilst”. Dir.: Instituto de Artes – Unicamp – 52’ (2002)
Produzido por alunos da disciplina “A Mensagem Videográfica – problematização e realização”, ministrada pelo professor Paulo Bastos Martins, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP, o documentário é um dos mais completos sobre Hilda Hilst, realizado com ela ainda em vida.
Coordenação geral: Paulo Bastos Martins
Equipe de produção: Áurea Regina de Sá; Bernadetth Maria Pereira; Carlos Alberto Ferreira Tenreiro; Dionísio dos Santos Jr.; Erika Blaudt; Fabiano Silvestre; Giovanna Boni; Helenita Sommerhalder; João Batista Melo; Leonardo Rossi Lazzari
Imagens: Celso Palermo e Roberto Roldan
Edição: Roberto Roldan
Coordenação de edição: Bernadetth Maria Pereira, Giovanna Boni, Helenita Sommerhalder.

Curta-metragem “Vênus – Filó a fadinha Lésbica” – Dir.: Sávio Leite – 6´ (2017)
Da espuma do mar, fecundada pelo sangue do céu, nasceu Vênus, deusa encantadora. No conto de fadas animado Filó, uma fadinha lésbica com dedos ágeis, seduz as mulheres de dia, vestido como menino. Mas à noite algo estranho acontece e logo metade da população da Vila do Troço está ansiosamente em fila.
Texto: Filó, a fadinha lésbica – Hilda Hilst
Animação, cenário e direção de arte, design de abertura e créditos: Denis Leroy
Roteiro: César Maurício e Sávio Leite
Narração: Helena Ignez
Desenho sonoro: Fabiano Fonseca e Sérgio Scliar
Mixagem: O Grivo

PALAVRAS CHÁ “CASCOS & CARÍCIAS”
O projeto Palavras Chá propõe o encontro para performances de leitura em voz alta de textos literários, inaugurado com a edição de “Cascos & Carícias” de Hilda Hilst. Publicadas originalmente no jornal Correio Popular de Campinas, as crônicas reunidas no livro revelam uma outra faceta da escritora ao demonstrar como cronista a mesma insidiosa habilidade para prender a atenção do leitor, oferecendo comentários da cena política recente, protestos de toda sorte contra as formas contemporâneas da retificação, digressões sobre a velhice, a religião, o suicídio, além de poemas e pequenos contos.
Organização: Gabriel Castro Cavalcante
Duração: 60 minutos

ESPETÁCULO “O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY”
O pai de Lori, uma menina de oito anos, é um escritor à beira da falência e escreve, a contragosto, um livro de pornografias para atender a um pedido de seu editor. Muito criativa, Lori Lamby decide também escrever no seu caderno rosa histórias picantes para assim ajudar o pai a publicar o livro e ganhar dinheiro. Nesta adaptação, Lori se alterna nos papeis do pai, da mãe e de um editor inescrupuloso, numa narrativa que mistura humor, erotismo e drama familiar.
A montagem, criada para o Círculo de Atividades Integradas Hilda Hilst em 2002, está comemorando 15 anos em repertório, tendo se apresentado na Casa do Sol e em festivais no Rio de Janeiro, Dourados e Buenos Aires.
Texto: Hilda Hilst
Adaptação e Direção: Ana Hadad
Atuação: Glauce Guima
Cenário: Ana Hadad e Glauce Guima
Iluminação: Gil Esper
Figurinos: Glauce Guima
Composição e arregimentação da trilha sonora: André Rocha
Clarinete: Wagno Gomes
Gravação das composições originais: Pedro Durães
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos

VAREJÃO EDIÇÃO ESPECIAL “HILDA HILST (INFORME-SE)”
Performances inspiradas na vida e obra de Hilda Hilst se apresentam neste Absurdo Cabaré com intuitos desbundados de mera subversão exuberante. O poeta é a vedete é a chacrete é a mãe das artes e das armas em geral! Em tempos de pau pedra e fim do caminho ou o que será que será ou nem tranquilo nem favorável, mas eu vou tocar meu tamborzinho, no fim a tristeza é amiga o que da onça e a gente enfrenta os leões!
Mestres de Cerimônias: Marina Viana e Guilherme Morais
Abertura: “Poemas aos homens do nosso tempo” com Marcelo Castro

 

Espaços:
Memorial Minas Gerais Vale: – BH/MG
MIS Santa Tereza: R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – BH/MG
Espaço 171: R. Capitão Bragança, 35, Santa Tereza – BH/MG
Brasil 41: Av. Brasil, 41, Santa Efigênia – BH/MG
Centro: Rua da Bahia c/ Rua Goiás, Centro – BH/MG

 

Anúncios