Boas notícias sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Boas notícias sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza

Caminhão da coleta seletiva solidária passa por Santa Tereza às segundas-feiras pela manhã. Foto: Brígida Alvim

Boas notícias sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza: iniciativa completa um mês e inclui novas ruas do bairro na coleta seletiva de lixo seco

Boas notícias sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza: Após um mês da implantação da coleta seletiva solidária no bairro Santa Tereza, inicialmente realizada nas ruas Anhaguera, Salinas, Itacolomito e Teixeira Soares (quarteirão da  Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira – EMPLO), a rede já anuncia a ampliação da rota pelo bairro.   A coleta seletiva é realizada às segundas-feiras pela manhã e a partir da próxima semana envolverá também as seguintes ruas:[highlight] Itacolomito, Esmaltina, Buenópoles, Jaspe, Gennaro Masci, Pouso Alegre (no intervalo entre rua Anhanguera e rua Gennaro Masci), Salinas (no intervalo entre rua Anhanguera e rua Gennaro Masci), Mármore (intervalo entre a rua Salinas e Paraisópolis), e rua Divinópolis.

Para iniciar a nova fase, a Rede Lixo Zero Santa Tereza fará no próximo sábado, 25/11/2017, à partir das 8h da manhã, uma caminhada de mobilização pelas ruas incluídas no novo roteiro. Começará pela sede do Insea (Rua Salinas, 1088), passando de porta em porta para informar e pedir a colaboração dos moradores e comerciantes. “Gostaríamos de contar com a participação de pessoas engajadas da comunidade na composição da equipe de abordagem.  Vamos juntos fortalecer e fazer acontecer a reciclagem popular Lixo Zero!”, convoca Marcelo Souza, do Núcleo Alter-Nativas de Produção da UFMG, integrante da Rede Lixo Zero Santa Tereza.  

Marcelo conta que a ampliação da rota da coleta seletiva de resíduos secos em Santê foi definida após reuniões de avaliação e monitoramento feitas neste primeiro período, que observaram bons resultados. E também pelos diversos encontros com a comunidade, que demonstrou interesse e comprometimento em fazer a iniciativa dar certo. “Tendo em vista o trajeto já realizado pelo caminhão da cooperativa para entrada e saída do bairro, serão acrescentadas novas ruas e paradas, para gerar maior coleta e destinação correta de resíduos. O objetivo é, com a participação ativa dos moradores, tornar Santa Tereza o primeiro bairro Lixo Zero do Brasil”, estima.    

O que é Lixo Zero?

Chegada dos resíduos na Coopesol Leste

Trata-se de um conjunto de estratégias e ações que mobiliza moradores, para afirmar que é possível eliminar a geração de lixo, em prol da vida e do desenvolvimento sustentável. Os materiais recolhidos são levados para a Central de Tratamento de resíduos da COOPESOL Leste, no bairro Granja de Freitas, onde 43 cooperados atuam na triagem de materiais recicláveis. A comercialização de materiais recicláveis beneficia o meio ambiente e gera renda a milhares de famílias de catadores de Belo Horizonte.

A ideia propõe um novo olhar sobre aquilo que descartamos no dia a dia, mostrando que quase tudo é passível de ser reaproveitado ou ganhar nova função. Estudos que fundamentam o programa Lixo Zero defendem que 90% do lixo doméstico têm potencial de reaproveitamento enquanto apenas 10% deve ser encaminhado para aterros.

Como separar lixo seco:

Trabalho em rede

A atividade mobiliza parceiros e comunidades pela qualidade de vida e cuidados socioambientais no bairro. Estão unidos nesta rede: Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), Projeto Novo Ciclo, Associação dos Moradores do Bairro Santa Tereza (ACBST), Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO), Cooperativa Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (COOPSOLLESTE), Spira Lixo, Emplário, Quintal Escola da Gente e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Quer levar a Coleta Seletiva Solidária para sua rua? Seja um agente multiplicador, mobilize seus vizinhos e entre para a Rede Lixo Zero Santa Tereza!

Saiba mais em: https://www.facebook.com/LixoZeroSantaTereza/
Telefone: INSEA – (31) 3295-7270.

Anúncios