Mercado de Santa Tereza: neste sábado tem Mutirão e Encontrão Circense - Santa Tereza Tem
Logo

Mercado de Santa Tereza: neste sábado tem Mutirão e Encontrão Circense

Mercado de Santa Tereza: neste sábado tem Mutirão e Encontrão Circense

Oficinas circenses gratuitas

O movimento Mercado Vivo + Verde e o Movimento Mineiro de Circo convidam para o Mutirão no Mercado de Santa Tereza, edição de  setembro, neste sábado (9), de 10 da manhã às seis da tarde. O programa é extensivo à toda a família, com atividades ligadas à agroecologia,  limpeza do local, rodas de conversa, arte e recreação ao ar livre.

O objetivo é ocupar o Mercado Distrital – que encontra-se desativado desde 2007 – com atividades artísticas, culturais e formativas, e deixá-lo limpo, enquanto é elaborado o projeto de ocupação do local, que será apresentado à prefeitura, conforme o combinado com o prefeito Kalil.

Para o mutirão, estão programadas roda de capoeira; encontro de malabares, oficinas e números circenses; cultivo e manutenção da horta comunitária; piquenique colaborativo; e assembleia do movimento Mercado Vivo + Verde sobre o desafio de reativar o espaço. Entrada gratuita, acesso livre.

PROGRAMAÇÃO:

Movimento .Mineiro Mineiro De Circo convida:

09:00 Mutirão de Limpeza

10:00 Oficina e roda de capoeira

12:00 Piq Niq Coletivo

13:00 Encontro de Malabarismo Arte e Convivência

14:00 Oficinas

“Dissociação e Manipulação de Claves “ (Malabarismo) – Guto Ferreira

16:00 Intervenção João Santos

17:30 Espetáculo “ A Alegria do circo” Cia Gêmea

18:30 Freestyle Show

Luta pela reabertura do espaço

A iniciativa começou em agosto do ano passado e é realizada mensalmente na área externa do Mercado de Santa Tereza. O Movimento Mercado Vivo + Verde é formado por Salve Santa Tereza, Associação Comunitária do Bairro (ACBST), Feira Terra Viva e outros vários grupos ligados à agroecologia  e à manifestações artísticas, que juntos reivindicam a reabertura do Mercado Distrital, desativado já há 10 anos.

O evento é realizado somente na área de fora do balcão porque a parte interna está toda ocupada por materiais de escritório de diversos órgãos da Prefeitura, que aguardam descarte ou restauração, como mesas, cadeiras, armários. Embora a Prefeitura tenha se comprometido em retirar esse material até maio deste ano, durante a reunião do prefeito Alexandre Kalil com representantes dos movimentos Mercado Verde +Vivo, Salve Santa Tereza e a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza, em janeiro, que o portal Santa Tereza Tem estava presente, a promessa ainda não foi cumprida.

Reunião realizada com o prefeito Kalil e secretários, e representantes dos movimentos, em janeiro deste ano

Para atender proposta feita pelo prefeito Alexandre Kalil, o movimento estuda formas de viabilizar o projeto Mercado Vivo + Verde com gestão comunitária e independente / autosustentável. O desafio é elaborar um plano de negócio com viabilidade financeira para a prefeitura, que poderá fazer a cessão de uso do espaço. Para isso, o movimento buscou parcerias e uma das estabelecidas é com o Sebrae-MG, que está oferecendo consultoria técnica para a construção do plano de viabilidade.

Na assembleia deste sábado, às 16h, será debatida a questão. Uma boa oportunidade para quem quer conhecer mais sobre a luta de moradores e parceiros para a reabertura do Mercado Distrital de Santa Tereza.

Serviço

Mutirão no Mercado de Santa Tereza  e Encontrão Circense (edição julho/17)
Dia: 09 de julho, sábado
Horário: 10h às 18h
Local: Mercado de Santa Tereza, Entrada pela Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza, BH
Entrada: Acesso livre e gratuito.

Saiba mais sobre esse assunto nas matérias relacionadas:

 

Anúncios