Festa no Congado em BH, Irmandade Os Carolinos - Santa Tereza Tem
Logo

Festa no Congado em BH, Irmandade Os Carolinos

Festa no Congado em BH, Irmandade Os Carolinos, no bairro Aparecida

Além das festividades juninas que ocorrem no Brasil, junho também é mês comemoração também para a cultura afro-mineira. A Irmandade Os Carolinos, tradicional reinado negro da capital mineira, estará em festejo no Bairro Aparecida em BH (Rua Mariana Barcelos, 06). Na programação, além do levantamento da bandeira de aviso do início da festa, haverá show com Sérgio Pererê e a grande festa, na qual um almoço com tempero congadeiro será servido aos visitantes. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Irmandade Os Carolinos – Foto: Patrick Arley

Seguindo a tradição dos reinados/congados negros, o festejo será aberto 15 dias antes, com o levantamento da bandeira de aviso, um aviso aos céus e à terra que aquele local está em festa. No dia 17 de junho, a partir das 11h horas, Sérgio Pererê assume a celebração e apresenta ao público o seu show “Samba de Preto Velho”. No dia 23 de junho, sábado, a partir das 20h, serão levantadas as bandeiras de devoção e de promessa. Esses momentos também são abertos ao público.

O dia 25 de junho, domingo, a partir das 9h, será marcado pelo encontro de diversas guardas de congado de Belo Horizonte e Região Metropolitana na sede da Irmandade (Rua Mariana Barcelos, 6, Bairro Aparecida), ocasião em que será refundada, ao som dos tambores sagrados, a guarda de congo, inativa há cerca de 10 anos.

A Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a terceira mais antiga da capital ainda em atividade. Há 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantém a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade.

O CONGADO NA CAPITAL MINEIRA

Os reinados/congados negros, com suas guardas (ou ternos) de moçambique, congo, caboclo, marinheiro, vilão e catopé, reapresentam nas ruas o mito fundador da retirada de Nossa Senhora do Rosário do mar pelos negros escravizados. Esses grupos e irmandades estavam aqui bem antes do surgimento de Belo Horizonte, nas fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey. A tradição também migrou com a mão de obra operária vinda do interior para construir a nova capital.

Atualmente, dezenas de reinados/congados, com suas guardas de, mantém, nas periferias da cidade, a riqueza desta tradição afro-mineira e por meio de festejos e visitas mútuas realizam o ciclo anual do Rosário em BH.

SERVIÇO

Os Carolinos- Foto: Patrick Arley

IRMANDADE OS CAROLINOS 100 ANOS – FESTEJO DA GUARDA DE CONGO

Programação completa
16 a 24/6, às 19h – Novena
17/6, sábado, às 11h – Samba de Preto Velho com Sérgio Pererê
24/6, sábado, às 20h – Levantamento das bandeiras festeiras
25/6, domingo, 5h às 22h – Festa grande
Local: Rua Mariana Barcelos, 06, Aparecida
Gratuito –  Info: 31-97598-5979 / 98536-6106

Anúncios