Reunião nesta terça vai debater possíveis mudanças no MIS Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Reunião nesta terça vai debater possíveis mudanças no MIS Cine Santa Tereza

Proposta da Prefeitura de mudar a sede do Museu da Imagem e do Som para o imóvel do Cine será pautada hoje em reunião ampliada para moradores e frequentadores de Santa Tereza

O movimento em defesa do Museu da Imagem e do Som (MIS) convida moradores do bairro para participarem da reunião ampliada hoje, no MIS Cine Santa Tereza, às 19h. A pauta será a proposta de mudança de endereço da sede do Museu da Imagem e do Som da casa da Rua Álvares Cabral, para o imóvel do Cine Santa Tereza, à Rua Estrela do Sul. A proposta é do executivo da Prefeitura de Belo Horizonte e tem sido rejeitada desde o início de maio, quando foi anunciada publicamente, por servidores dos dois equipamentos, profissionais das áreas de conservação, de museologia e de cinema.

O tema do MIS interessa diretamente a moradores e frequentadores de Santa Tereza por  envolver o funcionamento do Cine Santa Tereza, equipamento cultural público reaberto por reivindicação da comunidade do bairro, com recurso viabilizado pelo Orçamento Participativo (OP). A reivindicação, além de indicar a manutenção da sala de cinema, propôs que o espaço se tornasse um centro cultural. O MIS Cine Santa Tereza foi reinaugurado em abril de 2016, após ter seu imóvel histórico revitalizado – um belo exemplar da arquitetura art déco, projetado pelo arquiteto italiano Raffaello Berti e inaugurado em 1944 – como braço difusor do Museu da Imagem e do Som (MIS), antigo CRAV – Centro de Referência Audiovisual.

Mobilização

Desde o início de maio, servidores do MIS, profissionais e estudantes das áreas de Museologia e de Audiovisual estão mobilizados contra a decisão do executivo de levar a sede do Museu, com todo seu acervo e atividades de restauração, exposições e educativas, da casa da Rua Álvares Cabral para o espaço multiuso do MIS Cine Santa Tereza. Eles alegam que a mudança poderá gerar impactos negativos tanto para a preservação do acervo (mais de 90 mil itens em fotos, vídeos e objetos que remontam a história da cidade) quanto para o MIS Cine Santa Tereza.

Conforme declaração do diretor de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Yuri Mesquita, em entrevista para o Santa Tereza Tem, a mudança vai requerer reforma de adaptação no Cine Santa Tereza, prevista para durar de 5 a 6 meses. “No período da obra, o funcionamento da sala de exibição certamente será comprometido. Ou seja, o único cinema público da cidade, que demorou tanto tempo para ser reaberto, voltará a ficar fechado por no mínimo seis meses. E, caso seja efetivada a mudança, ficará impedido de receber exposições e  mostras de artes integradas, porque o espaço destinado para essas atividades será transformado em salas de conservação e guarda do acervo do Museu. “Não há nenhuma justificativa plausível para retirar o Museu de onde ele está hoje, um espaço que recebeu R$ 600 mil em investimento para deixá-lo adequado, e levá-lo para outro que não possui nem espaço nem estrutura. Há muitos riscos para a preservação e a ampliação do acervo, para a realização de atividades dos dois equipamentos e infelizmente os usuários só tem a perder”, alerta Guigo Pádua, editor e professor de cinema, membro da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza pela sociedade civil e ex-funcionário do CRAV.

Outro aspecto alertado por profissionais de audiovisual durante a Audiência sobre o MIS e o MAP, na Câmara, dia 15 de maio, é o da impossibilidade de se abrigar em um mesmo espaço as reservas técnicas do acervo e a sala de cinema, por causa do risco de incêndio, visto que a conservação de filmes em película é feita com materiais inflamáveis. A Fundação Municipal de Cultura alega que a mudança visa otimizar os dois espaços e que está sendo feito um estudo para evitar quaisquer impactos negativos. Por meio de moção emitida pela Câmara Municipal, o prefeito Alexandre Kalil foi convocado a conhecer os dois espaços (MIS e Cine Santa Tereza), para conhecer de perto a realidade e demanda de cada um deles. A visita tinha sido marcado para o dia 31 de maio, mas foi desmarcada pela Prefeitura. Nova data será proposta e inclusive esse será um dos temas discutidos na reunião de hoje.

A reunião será realizada no foyer do MIS Cine Santa Tereza, aberta a participação de moradores e todos interessados.

Reunião sobre mudanças no Museu da Imagem e do Som e do MIS Cine Santa Tereza
Dia: 30 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte
Acesso livre

Para saber mais, acesse as reportagens:

Servidores do Museu da Imagem e do Som e do MIS Cine Santa Tereza pedem ajuda à população

Prefeitura quer mudar sede do Museu da Imagem e do Som para o Cine Santa Tereza

Prefeitura fala sobre a transferência do Museu da Imagem e do Som

Parlamentares visitam o Museu da Imagem e do Som

Audiência Pública sobre mudança do MIS para o Cine Santa Tereza

Moção de apoio ao Museu da Imagem e do Som da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza

População de Belo Horizonte defende Museus públicos da cidade

Anúncios