População de Belo Horizonte defende Museus públicos da cidade - Santa Tereza Tem
Logo

População de Belo Horizonte defende Museus públicos da cidade

Na Semana Nacional dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/5), BH expõe fragilidade do setor

Plenária foi unânime na reprovação da proposta de unir os equipamentos do MIS

Em Audiência Pública sobre o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu de Arte da Pampulha (MAP), realizada na Câmara Municipal na última segunda-feira, 15 de maio, vereadores, poder público e sociedade civil discutiram a atual situação dos equipamentos culturais. O Plenário Helvécio Arantes ficou lotado durante toda a sessão, que durou de 19h às 22h.

A proposta de transferir a sede do MIS, instalado desde 2008 em um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico, à Avenida  Álvares Cabral, 560, para o imóvel do Cine Santa Tereza, também protegido pelo Patrimônio, à Rua Estrela do Sul, 89, foi defendida por representantes da Fundação Municipal de Cultura (FMC). Os representantes do executivo, Paulo Lamac e Adriana Branco, foram convidados para a audiência e não compareceram.

Simone Araújo, presidente em exercício, e Yuri Mello Mesquita, diretor dos Museus da FMC, apresentaram anteprojeto arquitetônico que demonstra como seria feita a distribuição dos setores do Museu no Espaço Multiuso do cinema, que tem 140 metros quadrados de área e 6,6 metros de altura. Atualmente ele é usado para receber exposições, mostras de artes integradas e eventos da comunidade. Como o Santa Tereza Tem antecipou, na reportagem de um ano do MIS Cine Santa Tereza publicada em abril, o edital de ocupação para o espaço multiuso do MIS Cine Santa Tereza seria publicado no final de maio para receber propostas artísticas. Com a decisão do executivo pela transferência, o trâmite foi suspenso.

Simone Araújo, presidenta da FMC

“No primeiro momento que tomamos conhecimento da proposta, achamos que não caberia todo o acervo e as atividades do Museu no multiuso do Cine Santa Tereza. Mas infelizmente somos obrigados a dizer que cabe sim, é uma questão métrica”, afirmou Simone Araújo no início da discussão, postura que ela reviu ao final da audiência, após ouvir graves críticas e denúncias da platéia à proposta.

Yuri Mesquita, diretor de Museus

O projeto de transferência prevê a construção de um mezanino metálico no espaço multiuso do cinema, gerando dois andares para instalação de salas de conservação e de reservas técnicas do acervo. “A estrutura metálica permite dobrar a capacidade do espaço sem interferir na edificação original, que é protegida pelo Patrimônio Cultural da cidade”, explicou Yuri Mello Mesquita. Ele também afirmou que todo o acervo tridimensional – vídeos, fotos, objetos – e equipamentos como a Moovieola (de edição e visualização de películas) serão incluídos. Já o mobiliário e o sistema de climatização serão adaptados. “O estudo preliminar aponta que é possível abrigar todo o acervo e manter as atividades do Museu, com possibilidade de expansão. Firmamos o compromisso de que absolutamente nada sairá do MIS enquanto não houver condições ideais em outro espaço, antes que todos os critérios técnicos sejam atendidos, preservando a integridade do acervo e da equipe”, afirma o diretor.

Do outro lado da mesa estavam as servidoras Siomara Faria e Marcela Rodrigues, do MIS, Luciana Bonadio e Ana Karina, do MAP, João Bosco Alves Queiroz, da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), e Marcelo Braga, profissional e pesquisador de audiovisual que dedicou seu mestrado ao estudo sobre o CRAV/MIS. Da parte dos parlamentares estavam os vereadores Arnaldo Godoy, que presidiu a sessão, Pedro Patrus, Cida Falabella, Gilson Reis e Gabriel Azevedo. Todos contra-argumentaram e se declararam contrários à proposta de junção dos dois espaços do MIS.

Ocuparam a plenária diversos profissionais do setor audiovisual, ex-funcionários do CRAV (Centro de Referência do Audiovisual), museólogos, profissionais de conservação, professores e estudantes dessas áreas, moradores de Santa Tereza, membros do movimento Salve Santa Tereza, das comissões locais e dos conselhos de cultura da cidade, que não foram consultados para formulação da proposta e reivindicavam serem ouvidos.

Ana Karina, Marcela e Siomara falaram em nome de servidores dos Museus

As falas contrárias foram incisivas ao criticar a decisão da prefeitura de querer desinstalar um equipamento público com condições favoráveis à preservação do acervo e da realização de atividades de formação e de conservação das peças, para dar espaço à Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), cuja presidente é a esposa do prefeito Alexandre Kalil, Ana Laender. Sobre o MIS Cine Santa Tereza, a plenária alertou para: a perda do espaço para mostras e exposições; a mudança de perfil, de exibição / difusão do Museu, para guarda e preservação do acervo; e o desrespeito à Comissão Local, formada como esfera de participação popular na gestão do equipamento, por reivindicação da comunidade.

Plateia cheia durante toda a sessão

Após a escuta, a presidenta da FMC repensou a viabilidade da proposta: “O que apresentamos foi um anteprojeto feito em tempo recorde, ficou pronto hoje. Viemos para apresentá-lo, e, diante de todo o exposto, não temos defesa. Nosso papel é representar a FMC e a PBH, fazendo o exercício correto da escuta à população. Fizemos uma primeira conversa com servidores do MIS, no dia seguinte ao anúncio do investimento, e já foi bastante intempestiva, por eles não terem sido envolvidos  na discussão sobre a transferência da sede, devido ao curto prazo que tivemos para atender a demanda do executivo. Destaco que não há absolutamente nada definido ainda e eu voltarei com muita tranquilidade para repassar os questionamentos ao prefeito e pedir que ele reconsidere a proposta”, declara Simone Araújo.

Quanto ao Museu de Arte da Pampulha (MAP), que teve sua edificação incluída no Conjunto Arquitetônico da Pampulha que tornou-se Patrimônio da Humanidade no ano passado, houve denúncias de mal condicionamento do acervo, falta de orçamento para manter o equipamento e realizar exposições, equipes desfalcadas e não realização de concursos públicos ou chamamento para preenchimento de vagas. Representantes da FMC também se comprometeram em levar as queixas ao executivo e buscar soluções.

 

Para saber mais, acesse:

Servidores do Museu da Imagem e do Som e do MIS Cine Santa Tereza pedem ajuda à população

Prefeitura quer mudar sede do Museu da Imagem e do Som para o Cine Santa Tereza

Prefeitura fala sobre a transferência do Museu da Imagem e do Som

Parlamentares visitam o Museu da Imagem e do Som

Audiência Pública sobre mudança do MIS para o Cine Santa Tereza

Moção de apoio ao Museu da Imagem e do Som da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza

Anúncios