Oficina gratuita com o violonista Gilvan de Oliveira - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina gratuita com o violonista Gilvan de Oliveira

Oficina gratuita com o violonista Gilvan de Oliveira, “Fazendo Música”, na FEA

Violonista ministrará oficina gratuita “Fazendo Música”, no dia 16 de maio, às 19h, na Fundação de Educação Artística (FEA)

Por meio do projeto “A música de Gilvan de Oliveira – Songbook“, o violonista, que completa 50 anos de carreira, vai ministrar a oficina gratuita “Fazendo Música”, no próximo dia 16, às 19h, na sala Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística (FEA), rua Gonçalves Dias, 320,  Bairro Funcionários.

O projeto, que inclui o songbook e a oficina, foi selecionado para receber o patrocínio do Natura Musical no edital dedicado ao estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Gilvan de Oliveira, a oficina aborda  o “fazer-música”: criar , arranjar, harmonizar, improvisar, tocar em grupo, utilizando uma metodologia fundamentada a partir da experiência profissional,  estudo e pesquisa sobre compositores, obras, estilos, gêneros e ritmos da música brasileira e universal, tendo por base “ A Música de Gilvan de Oliveira – Songbook”, obras de grandes mestres do “nosso cancioneiro” e da música universal. Além do violonista, a oficina terá participação dos músicos Breno Mendonça (sax), Felipe Moreira (teclados), Ivan Corrêa (baixo)  e Serginho Silva (bateria e percussão).

Serão disponibilizadas 190 vagas no próprio dia do evento. A inscrição será feita por ordem de chegada.

 Songbook

Com 236 páginas, a “Música de Gilvan de Oliveira – Songbook” contém 33 partituras direcionadas para instrumentos em dó, si bemol, mi bemol e clave de fá, além de um CD duplo com 35 faixas. Algumas canções são acompanhadas por dedicatórias feitas aos amigos e mestres inspiradores do violonista, como Milton Nascimento, Tom Jobim, Dominguinhos, Toninho Horta e o baterista EsdraNenem Ferreira, além de familiares.

O trabalho é dedicado à memória de Fernando Brant (1946-2015) que, juntamente com Gilvan de Oliveira, compôs diversas canções como “Amanhecer“, “Acalento”, ”O Beco” e “Nossa cidade”. Todas elas integram o songbook. “Homenagear nossos notáveis é uma forma de gratidão. Letrista genial, Fernando era meu amigo e se destacava pela humildade e generosidade”, ressalta o violonista.

A obra, cuja edição é trilíngue, foi escrita em português, espanhol e inglês. “Isso possibilita que o songbook se espalhe pelo mundo com o passar do tempo”, enfatiza Oliveira.

 Serviço

Gilvan de Oliveira ministra oficina gratuita “Fazendo Música”
Data: 16 de maio
Horário: 19h
Local: sala Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320,  Bairro Funcionários)
Entrada: gratuita. Serão disponibilizadas 190 vagas no próprio dia do evento. A inscrição será feita por ordem de chegada.

Anúncios