Mutirão agroecológico e recreativo no Mercado de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Mutirão agroecológico e recreativo no Mercado de Santa Tereza

Mutirão agroecológico e recreativo no Mercado de Santa Tereza, neste sábado

Participantes fazem limpeza e manutenção do espaço

Atividades de manutenção da horta agroflorestal comunitária, limpeza e recreação vão movimentar a área externa do Mercado Distrital de Santa Tereza no próximo sábado, 11 de março, a partir das 10h da manhã. Também haverá painel de debate, palco aberto e pique-nique. A entrada é franca e a participação colaborativa.

A iniciativa, iniciada em agosto do ano passado e realizada pela quarta vez no local, é da rede Mercado Vivo + Verde, formada pelo Movimento Salve Santa Tereza, Associação Comunitária do Bairro (ACBST), Feira Terra Viva e outros vários grupos ligados à agroecologia  e manifestações artísticas, que reivindicam a reabertura do Mercado Distrital, desativado desde 2007.

Segundo os organizadores, o principal objetivo é debater as possibilidades de gestão comunitária e independente para o espaço. Desde o final do ano passado, o grupo estuda formas de viabilizar o projeto Mercado Vivo + Verde, em assembleias semanais abertas e participativas no bairro Santa Tereza. O desafio atual deles é de formar um plano de negócios com viabilidade financeira e apresentar à prefeitura, para que o Mercado tenha cessão cedida à Rede Mercado Vivo + Verde, conforme proposta feita pelo prefeito Alexandre Kalil, em janeiro deste ano. Para tanto, a rede formou grupos de trabalho e busca apoio técnico de secretarias e instituições, que estão se tornando parceiras. Para explicar e avançar no debate, será realizado o painel “Gestão do Mercado Distrital de Santa Tereza”, organizado por Movimento Salve Santa Tereza, aberto a quem tiver interesse em contribuir.

Horta comunitária

Mutirão criou a horta com ajuda de participantes do evento

Mutirão conta com voluntários do bairro e outras regiões. Foto: Wilson Avelar

Em agosto, juntamente com a realização do evento-feira Mercado Vivo + Verde, os coletivos iniciaram a implantação de uma horta agroflorestal com sistema de irrigação por gotejamento em canteiros do mercado, com a intenção de que se torne uma horta comunitária.

Foram plantadas espécies rústicas que não demandam manutenção cotidiana, como abacaxi, mandioca, milho, feijão, banana, abacate, entre outras. E principalmente PANCs – Plantas Comestíveis não Convencionais – como capuchinha, taioba, bálsamo, babosa, que são alimentos nutritivos e saborosos, não encontrados no sacolão.

“Desta vez, como estamos no fim das chuvas, não devemos abrir novas áreas de plantio, pois a irrigação está só na primeira área. Planejo uma capina manual, instruindo os voluntários a diferenciarem o que é mato de PANCs (plantas alimentícias não convencionais). E, se tudo correr bem, faremos a colheita do milho”, explica Fernando Rangel, da comissão de agrobiodiversidade da AMAU – Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana – um dos coletivos que participa do movimento pela ocupação do Mercado.

Atividades artísticas e recreativas

As atrações artísticas são propostas pelo Movimento Mineiro de Circo, que também é parte do coletivo. Confira  a programação:

9h – Início do Mutirão de limpeza e manutenção da horta agroflorestal comunitária

10h – Aula aberta de Capoeira Angola – “De 5 a 75 anos todxs são  bem-vindos”

11h – Roda de Capoeira Angola, com Associação de Capoeira Angola Dobrada

12h – Palco Aberto Musical – “Traga seu instrumento e sua voz pra plugar na caixa”

13h – Pique-nique colaborativo – “Cada um traz o seu,  todos nós dividimos”

14h – Encontro de Malabarismo  “Venha, aprenda e se divirta!”

16h – Painel: Gestão do Mercado Distrital de Santa Tereza, organizado por Movimento Salve Santa Tereza

18h – Organização, limpeza e encerramento.

Serviço

Mutirão no Mercado de Santa Tereza
Dia:
11/03/17, sábado
Horário: 10h às 18h
Local: área externa do Mercado de Santa Tereza (entrada pela Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza)
Entrada gratuita.

Anúncios