Delícias de Santê: bombons de dar água na boca - Santa Tereza Tem
Logo

Delícias de Santê: bombons de dar água na boca

Delícias de Santê: bombons de dar água na boca, do Daniel Britto

Letícia Assis (texto e fotos)

Se essa matéria fosse um encontro de pessoas, ao invés de um texto corrido, e eu perguntasse “quem aqui gosta de bombom?”, tenho certeza de que a maioria iria se exaltar para dar a resposta. Afinal, quem não gosta de adoçar a vida?

menier cacau dani copy

Daniel Britto

Sabendo disso, Daniel Britto, morador de Santa Tereza, se jogou no mundo do chocolate e criou a Merniê Cacau, depois de sair de um emprego, onde ficou por cinco anos. “Eu trabalhava em uma empresa privada, na área administrativa. Quando saí me questionei sobre que fazer, pois não queria emprego, mas uma coisa minha. Como sempre gostei de doce, sobremesa, pensei: por que não fazer? – E comecei com os bombons no formato tradicional”, conta Daniel, que no início vendia na porta de escolas e colégios, principalmente no Estadual Barão de Macaúbas.

A princípio, os bombons eram feitos com chocolate hidrogenado e o seu toque especial, garantia a saída. Entre idas e vindas ele conheceu Márcio Honório, organizador das feiras de artesanato de Santa Tereza e começou a expor. Foi conhecendo mais o meio, fazendo contatos, e passou a participar de diversas feiras por BH.

Com o negócio dando certo e surgindo mais possibilidades, Britto percebeu que precisava criar algo diferenciado e fazer as pessoas se aproximarem de seus bombons. ”Precisava de um diferencial, a começar pelo nome, criar uma identificação. Surgiu o Merniê Cacau, uma mistura do nome da minha mãe, Mercedes, com o do meu pai, Glênio. A marca tem quatro estrelas, representando os irmãos, eu e mais três, que simboliza a família, como se fosse algo mais intimo”, explica Britto.

unnamedEm meio ao processo de construção da identidade, Daniel mudou também seu método de trabalho. Trocou o formato, os ingredientes e as embalagens, criando algo original. Atualmente, ele usa o chocolate puro, cujo processo de produção é mais trabalhoso e demorado, mas que vale à pena, pela qualidade do produto.

Daniel explica que “com a barra de chocolate puro, você precisa derretê-la, usando um termômetro culinário, elevando a temperatura até determinado grau, para depois resfriar o chocolate até a temperatura certa e dar o choque térmico. Ai sim, você pega esse chocolate derretido coloca nas formas e molda. Se não fizer esse processo, o chocolate não molda e derrete todo”.

Segundo ele, “o chocolate hidrogenado é mais fácil de trabalhar e mais barato. Mas na verdade não é chocolate, é uma cobertura sabor chocolate e contem gordura hidrogenada. O chocolate puro com manteiga de cacau exige todo esse procedimento acima. Além de mais saboroso, você sente o chocolate derretendo na boca quando come. Foi um processo lento até eu chegar onde estou hoje, indo a feiras, investindo na qualidade do bombom, no formato e embalagem”.

Mernie-Cacau-20160920142125 copyPara agradar a todos os paladares são oferecidos vários sabores, que confundem o cliente e ele acaba por levar um de cada. Meio amargo, brigadeiro, nozes, prestígio, maracujá, cereja, Ovomaltine, paçoca, pimenta, ninho com nutella, frutas cristalizadas (especial de Natal), amarula. Realmente fica difícil levar apenas um, e pasmem, já teve até de churros e de cerveja preta.

 Daniel, que também é design gráfico, incorporou a seu produto valores e sentimentos que são possíveis de serem sentidos não só pelo paladar. Diversos são os temas abordados (relacionamentos, músicas, empoderamento feminino) nas embalagens que ele cria e que cabem perfeitamente em um bombom para presentear alguém. O mix criado entre o doce e a arte marcam a construção da identidade de seu produto, abraçando todas as diferenças existentes na sociedade.

menier cacau 2“Eu não vendo só o bombom, vendo também as caixas para as pessoas darem de presente, não necessariamente com os doces, pode comprar separado”, explica Britto, que produz a caixinha individual e a caixa maior, onde cabem de 4 a 12 bombons. “Elas vieram não só para agregar valor à marca, mas para ser um diferencial por meio da arte.”

A caixa pequena, para dar um mimo e a grande, para ser um presentão. O legal da caixa grande, é que a pessoa pode escolher a arte e adquirir uma peça única, porque ele nunca faz igual. “A ideia foi fazer a caixa e dar utilidade para ela, para depois não perder. A tampa pode virar um quadro e ser tornar algo colecionável também. Você pode ter varias caixinhas de quadrinho na sua casa. Fica personalizado e são únicas”.

Então, se você quiser fazer uma graça para alguém especial, em qualquer época do ano ou mesmo só para se esbaldar e deixar seu dia mais animado, já sabe a quem recorrer: Merniê Cacau, mais uma delícia de Santê!

Aproveite para curtir a página no Facebook e seguir no Instagram e ficar sabendo em que feira o Merniê Cacau estará presente. Aahh!! E se quiser fazer encomenda é só entrar em contato pelo zapzap: 9 9377-8081.

Anúncios