Outubro Rosa dos animais - Santa Tereza Tem
Logo

Outubro Rosa dos animais

Outubro Rosa dos animais alerta sobre o câncer de mama em cadelas e gatas

O câncer de mama não atinge apenas as mulheres, mas também os animais, especialmente cadelas e gatas. Por isso, seguindo o movimento Outubro Rosa, que teve início na década de 90, com o objetivo de informar as mulheres sobre o câncer de mama, em 2014, surgiu o Outubro Rosa Pet. Este movimento visa esclarecer a população sobre o assunto e tentar reduzir OUTUBRO-ROSA-ANIMAL-MIRELA-131015 (1)a incidência de tumores de mama nos animais.

Segundo a médica veterinária, *Letícia Peixoto, o câncer de mama é o mais comum em cadelas e o terceiro mais comum em gatas, sendo que entre 80 a 90% desses tumores em felinos são malignos e altamente metastáticos. Em cadelas, por volta de 70% dos cânceres são tumores de mama e até metade deles é maligna. A doença pode  também afetar os machos, mas não é comum.

De acordo com a médica, que reside no bairro, o principal tratamento de tumores de mama em cães e gatos é a remoção cirúrgica e em alguns casos há indicação de quimioterapia. Após a retirada, o tumor é enviado ao laboratório para diagnóstico e avaliar se a remoção foi completa, além do tipo do tumor, para definir a conduta.

Se a descoberta do tumor for precoce, o prognóstico é melhor. Assim, Letícia Peixoto aconselha que “se você notar massas ou secreção nas mamas de sua cadela ou gata, consulte seu veterinário rapidamente. A maioria dos tumores é diagnosticada em exames de rotina, portanto, não perca a consulta anual do seu animalzinho”.

Castração

Outra questão importante, segundo Letícia Peixoto, é que, ao contrário do que muitos pensam, deixar a fêmea cruzar ou ter filhotes não diminui o risco da doença e a única forma de prevenção é a castração precoce. Animais não castrados têm uma chance sete vezes maior de desenvolvê-la. “Isso ocorre porque a maioria dos tumores de mama em cadelas e gatas é hormônio-dependente, e cadelas castradas antes do primeiro cio tem 0,5% de risco. Após o primeiro cio o risco sobe para 8% e, após o segundo, é de 26%. Após o terceiro cio, a castração continua sendo benéfica para o animal, mas não mais previne o desenvolvimento de tumores de mama”, explica a médica. No caso das gatas, a castração antes dos seis meses de idade reduz em 91% o risco de tumores de mama. Entre seis e 12 meses, o risco é reduzido em 86%.

Fica então aqui a dica: castre sua cachorrinha ou sua gatinha o mais cedo possível, e visite o veterinário regularmente para prevenir problemas ou diagnosticá-los precocemente!

*Letícia Peixoto é médica veterinária graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, moradora do bairro e atende na Veterinária Santa Tereza.

 

Anúncios