Festa de aniversário da Rádio Inconfidência e do Iepha-MG - Santa Tereza Tem
Logo

Festa de aniversário da Rádio Inconfidência e do Iepha-MG

Festa de aniversário da Rádio Inconfidência e do Iepha-MG com grande show e entrada franca

Os 80 anos da Rádio Inconfidência e os 45 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) serão comemorados no dia 2 de setembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, a partir das 19h30min. Com a apresentação de Elias Santos, Tina Gonçalves, Tutti Maravilha, Waleska Falci e Duda Ramos, o programa-show “É noite de festa!” contará com mais de 40 artistas, dentre eles nomes importantes da cena musical de Minas, celebrando a trajetória das duas instituições.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na entrada do Palácio das Artes, a partir de 12h de quinta-feira, 1º de setembro. A distribuição é gratuita, limitada a dois ingressos por pessoa e sujeita a lotação do espaço.

“A Rádio Inconfidência e o Iepha-MG fazem parte do nosso patrimônio cultural. O verso de Drummond que proclama ‘Minas, além do som, Minas Gerais’ traduz esse significado”, ressalta o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.  

Fundada em 3 de setembro de 1936 e com um perfil sempre contemporâneo, a Inconfidência, desde seu lançamento, buscou estabelecer um canal real de comunicação com os mineiros e a cada ano reafirma sua vocação cultural, além de promover cidadania e educação.  “A Rádio completa 80 anos com uma programação contemporânea e abrangente, cumprindo seu papel de empresa pública de comunicação, destacando, além da cultura, informação, cidadania e reconhecimento da diversidade”, afirma Flávio Henrique, presidente da emissora. A Rádio opera na FM 100,9, também conhecida carinhosamente como Brasileiríssima, e na AM 880 e Ondas Curtas como “O Gigante do Ar”.  Está presente também na internet, com toda a sua programação, em áudio e vídeos, retratando a vida cotidiana e cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais.   45 anos do Iepha O Iepha-MG, criado em 30 de setembro de 1971, celebra 45 anos de uma trajetória reconhecida e valorizada, por sua atuação no campo das políticas públicas de patrimônio. Com 140 bens protegidos por tombamento, três registros de patrimônio imaterial e um inventário cultural, o Iepha-MG se afirma como uma instituição que acompanha os desafios da construção da política de preservação do patrimônio cultural mineiro sempre em parceria com os órgãos municipais e federais.

Atento à pluralidade cultural do estado de Minas Gerais, sua política vem ao encontro dos movimentos de salvaguarda do patrimônio cultural na contemporaneidade e sua atuação busca permanentemente sintonia com os coletivos de cultura e as comunidades tradicionais, que mantêm viva a história de Minas Gerais. A presidente Michele Arroyo destaca a importância dos funcionários na trajetória do Iepha-MG, que conta ainda com outras colaborações. “São 45 anos que merecem ser celebrados com todos os servidores e parceiros que sempre atuaram com muita dedicação e compromisso na preservação do patrimônio mineiro”, observou.  

Programa Abertura no foyer: Pot-pourri Saudade de Salomé/Cruzeiro do Sul fez uma promessa (Edmilson do Pífano); Pau-Brasil (Daniel Magalhães/Marcelo Chiaretti) – Cataventoré Bodas de Prata (Francisco Petrônio)  – Banda funcionários Inconfidência/Iepha-MG Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges e Márcio Borges) – Banda funcionários Inconfidência/Iepha-MG Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes) – Juarez Moreira e Chico Amaral Linda flor (Ai, Ioiô) (Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto) – Sérgio Santos e Déa Trancoso Maracangalha (Dorival Caymmi) – Célio Balona e Túlio Mourão Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant) – Pedro Morais e Pablo Castro Dois Momentos (Vitor Santana e Fernando Brant) – Flávio Henrique, Vitor Santana e Mariana Nunes Duas Estrelas (Bruno Tonelli)- Roger Deff e Bruno Tonelli Viola Cósmica (Pereira da Viola e Gildes Bezerra) – Titane e Pereira da Viola Xote dos 26 (Gustavito) – Marcelo Veronez e Zé Luís Curiá (Leandro César e Sérgio Pererê) – Gustavito, Irene Bertacchini, Leandro, Di Souza Enfeitiçado (Affonsinho) – Affonsinho e Aline Calixto Pagodeiro da Doblô (Lucas Fainblat, Vinícius Ribeiro, Zé Mauro e Felipe Bastos) – Zevinipim e Lucas Fainblat Pra quê (Gustavo Maguá e Renegado), Nosso amor não tem jeito (Gustavo Maguá, Renegado, Gabriel Moura), No Balanço do Balaio (Vander Lee) – Gustavo Maguá e Renegado O dedo do tempo no barro da vida (Vander Lee) – Leopoldina, Laura Catarina e Ana Cristina Sambarroco (Dudu Nicácio e Vander Lee) – Thiago Delegado e Dudu Nicácio  A Voz (Vander Lee) – Maurício Tizumba, Júlia Dias, Raquel Coutinho, Danusa Menezes e Beth Leivas Casa Aberta (Flávio Henrique e Chico Amaral) – Tambor Mineiro  

Programa-show É noite de festa! – 80 anos da Rádio Inconfidência e 45 anos do Iepha-MG

Data: 02 de setembro de 2016 Horário: 19h30 Local: Grande Teatro do Palácio das Artes Retiradas dos ingressos: Gratuitamente, a partir de 1º de setembro na entrada do Palácio das Artes de 12h às 18h. Sujeito a lotação do espaço. Distribuição de apenas 2 ingressos por pessoa.

Anúncios