Encontro de Iemanjá - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro de Iemanjá

Encontro de Iemanjá, na lagoa da Pampulha, neste sábado, 13 de agosto

O evento, que está em sua quarta edição, Evento vai celebrar a orixá rainha das águas e a solidariedade, ao trocar um quilo de alimento não perecível por um ojá (pano de cabeça)

Nereu Jr Cavalheiro - Encontro com Iemanjá

Encontro de Iemanjá em 2015 Foto/crédito: Nereu Jr.

 A Festa de Iemanjá, celebrada em Belo Horizonte tradicionalmente junto à estátua de Iemanjá na Lagoa da Pampulha, no mês de agosto (por causa do sincretismo com a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem), neste ano será realizada neste próximo sábado, dia 13. A festa começará às 16 horas, com apresentações culturais das tradições negras, entre elas dança afro e capoeira. O ritual começará às 19 horas, como em uma sessão na casa espírita umbandista. Serão feitas as orações, o local será incensado, serão entoados os pontos de Umbanda e, ao final, os médiuns receberão os caboclos, que darão passes nos participantes.

O evento é gratuito, mas os participantes poderão trocar um quilo de alimento não perecível por um ojá (pano de cabeça das mulheres no ritual de Umbanda). O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados para entidades beneficentes, principalmente creches e asilos já assistidos pelos centros de Umbanda participantes do evento.

Ojás

Os ojás já estão disponíveis para troca nas casas que apoiam a festa. Todas em Belo Horizonte: Casa da Umbanda (Rua Goitacazes, nº 747); Casa Arco Iris (Av. Augusto de Lima, 744 – Lj. 182); Loja Tira Teima (Av. Augusto de Lima, 744 – Lj. 744) e no Centro de Umbanda Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, que é o organizador do evento. O endereço é rua Fagundes Varela, 99, Vila Senhor dos Passos (faz parte da Pedreira Prado Lopes mas do lado esquerdo da rua Pedro Lessa para quem sobe sentido Santo André), Lagoinha, BH.

 Sincretismo religioso e preservação ambiental

Embora a festa de Iemanjá esteja programada este ano para o dia 13, sábado, a data de referência é o dia 15 de agosto por ser também dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte. A celebração de Iemanjá, dentro do sincretismo religioso promovido pela Umbanda, é uma homenagem também a todas as Nossas Senhoras, pois o 15 de agosto é também dia da Assunção de Nossa Senhora.

Assim como no ano passado, o local da festa será limpo antes e depois da festa. “Vamos varrer tudo antes e depois da festa. Não queremos deixar sujeira, e vamos orientar os participantes para que, ao jogarem oferendas, como perfumes, por exemplo, que só joguem o líquido, sem a embalagem, que deve ser descartada nas lixeiras. A Umbanda é natureza, temos que preservar o ambiente onde estivermos. Queremos divulgar a expressão de nossa religiosidade e cultura, quebrando preconceitos”, conclui o presidente da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Ricardo de Moura.

Serviço:

4º Encontro de Iemanjá

Data: 13/08/2016
Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – Praça Alberto Dalva Simão (Praça de Iemanjá)
Horário: a partir das 16 horas

Programação:

Das 16:00 ás 18:30h – Apresentações culturais;

19:00h – Concentração dos terreiros;

19:30h – Solenidade de Abertura;

20:30h – Os terreiros presentes darão início aos trabalhos

 

Ônibus: linha 5401 – Dom Cabral/ São Luiz

Parada: Rua São Paulo entre Av. Amazonas e Rua Carijós.

 Em caso de dúvidas ligar: 8607-5125 (oi) / 9956-9315 (oi)/ 8607-5337 (oi)

Anúncios