Cine Santa Tereza recebe exibições do Cine Clube Aranha - Santa Tereza Tem
Logo

Cine Santa Tereza recebe exibições do Cine Clube Aranha

Nesta quarta-feira, o Cine Clube Aranha estreia sua participação na programação do MIS Cine Santa Tereza, com a exibição do  documentário Retratos de Identificação (2014), dirigido por Anita Leandro. A sessão será às 19h. Logo após à exibição haverá comentário da professora, crítica, curadora e pesquisadora de cinema Carla Maia.

Sinopse do filme:

filme retratosDurante a ditadura militar, os presos políticos eram fotografados em diferentes situações: investigações, interrogatórios, exames de corpo de delito, processos de banimento, inquéritos policiais militares e necropsias.

Duas pessoas, que sobreviveram às sessões de tortura, veem, pela primeira vez, as fotografias relativas às suas prisões. Antônio Roberto Espinosa, o então comandante da organização VAR-Palmares, testemunha sobre o assassinato de Chael Schreier, com quem conviveu na prisão.

Já Reinaldo Guarany, do grupo tático armado ALN, relembra sua saída do país em 1971, em troca da vida do embaixador suíço Giovanni Bucher.Comenta como foi sua vida no exílio e sobre o suicídio de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, com quem vivia em Berlim.

Confrontadas ao testemunho de sobreviventes, essas fotografias, tiradas com o objetivo de controle dos prisioneiros, ressurgem no filme ‘Retratos de Identificação’, de Anita Leandro, como provas da violência do regime que as produziu.

Sobre o Cine Clube Aranha

O Cine Clube Aranha é Aranha integrado por quatro mulheres: Gisele Ferreira, jornalista, Marcela Santos, moradora de Santa Tereza e formada em Comunicação Social pela UFMG, Juliana Antunes, realizadora de filmes e Mariah Soares, produtora do Cine Humberto Mauro.

Segundo Juliana Antunes, o Cine Clube é um espaço dedicado à cinefilia e ao debate crítico sobre o cinema a partir de um olhar feminino e tem por objetivo exibir e divulgar produções feitas por mulheres. Um dos locais que será utilizado para esse fim é o Cine Santa Tereza, onde uma vez por mês, sempre às quartas-feiras será exibido um filme feito por mulheres.

Serviço

Exibição do filme Retratos de Identificação
Data e horário: 20/7, quarta, às 19h
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza
Entrada franca com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão

Anúncios