Exposição de obras de Maria Eugênia Simões - Santa Tereza Tem
Logo

Exposição de obras de Maria Eugênia Simões

Exposição de obras de Maria Eugênia Simões em duas mostras coletivas

Quem não conhece ainda  as obras da artista plástica Maria Eu gênia Simões pode apreciar o seu trabalho expostos em duas mostras coletivas, que entraram em cartaz esta semana uma na Maison Escola de Arte e outra no Galpão Paraíso 44.  Aluna dos consagrados artistas Amílcar de Castro, Jarbas Juarez e Álvaro Apocalipse, a artista retrata a vida em seus diversos aspectos  por meio de contrastes de forma sutil, ora usando tons claros, como o branco, que trazem em si a ideia da leveza. em contrates com uso de um  arame farpado ou a madeira tosca, por exemplo,  o tijolo aparente e as cores mais escuras, que traduzem o pesado da existência.

As exposições

Sempre Guiguinar

maria eugenia simoes
Maria Eugênia ao lado da obra “Sorte sua Guignard”

Na Maison Escola de Arte está a exposição  “Sempre Guignard”, em comemoração a 120 anos do artista plástico, que foi o responsável pela formação de inúmeros artistas mineiros, quando depois de morar na Europa, se transfere para Belo Horizonte, em 1944, a convite do prefeito Juscelino Kubitschek e começa a lecionar e dirigir o curso livre de desenho e pintura da Escola de Belas Artes. Em suas mãos passaram grandes nomes, entre os quais Amílcar de Castro, Farnese de Andrade e Lygia Clark. Paralelo às aulas de arte, ele desenvolve sua obrar, que compreende paisagens, retratos, pinturas de gênero e de temática religiosa.

Além de Maria Eugênia, participam da exposição coletiva Ana Guimarães, André Carvalho, Cacau Stefoni, Flávia Spotto, Joselina Queiroz, Leila Parreira, Lu Villela, Mara Ulhoa, Otaísa Helena, Roberta Stcheling, Silene Fiuza, Aless Ciolette, Ângela Ribeiro, Claudio Theófilo, Fernando Eduardo, Jacqueline Sebe, Júnia Filizzola, Letícia Pinto, Luis Pego, Renato Godinho, Rosiana Cialdrett.

A obra de Maria Eugênia para esta mostra tem o título “Sorte sua Guignard”, segundo a artista “por ele não estar vivendo nessa época de tanta corrupção e confusão política e social. Quis foi mostrar a época tumultuada de 2016 em que Guignard teve a sorte de não viver essa falta de ética e transparência”.

Serviço
Exposição “Sempre Guignard”
Data: de 22/06 a 09/07/2016 – Segunda a sexta 9h às 18h e aos sábados 9h às 12h
Local: Maison Escola de Arte – Av. Bento Simão, 255- São Bento

“fARTura”

A exposição fARTura, em sua segunda edição reúne mais de 50 artistas, no Galpão Paraíso 44, cujas obras parecem estar expostas à moda dos Salões de Arte de Paris do século XIX, onde a quantidade de obras exibidas, a diversidade de estilos e correntes convivia mutuamente.

Nesta exposição Maria Eugênia mostra a sua visão sobre a catástrofe de Mariana, em que a comunidade de Bento ficou soterrada pela lama da mineradora Samarco. São três quadros impactantes, com o título “Descaso” que mostram a força da lama e o seu poder de destruição de todo um ambiente social e da natureza.

Serviço
“fARTura”
Local: Galpão Paraíso = Rua Cachoeira Dourada 44 – Paraíso
Horário de funcionamento: quintas e sextas de 14 às 19h30min h, sábados de 10 às 16 h e domingos de 10 às 14 h
Data: De 25/06 a 24/07
Informações: (31) 3423-5201

Matéria relacionada
A vida na arte de Maria Eugênia

Willian Shakespeare 400 anos depois

Anúncios