Centenário de Murilo Rubião - Santa Tereza Tem
Logo

Centenário de Murilo Rubião

Hoje comemora-se o centenário de nascimento do escritor e jornalista Murilo Rubião, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

Murilo Rubião 1Nascido em Carmo de Minas, no dia 1º de junho de 1916, Murilo Rubião tem sua obra reconhecida como uma das mais inventivas do conto brasileiro. Fundou, com outros estudantes do curso de direito, a revista literária “Tentativa”. Em 1940, teve sua primeira publicação literária, o conto “Elvira, Outros Mistérios”, impressa na revista Mensagem. Entre suas obras destaca-se “Ex-Mágico” (1947), ganhador de um prêmio da Academia Mineira de Letras, “Os Dragões e Outros Contos” (1965), “O pirotécnico Zacarias” (1974) e “A Armadilha” (1984).

Murilo Eugênio Rubião foi também o criador do Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG), em 1966, que é até hoje um dos mais respeitados periódicos do gênero no Brasil. A diversidade é a principal característica do Suplemento, desde seu primeiro número. Ao longo dessas quatro décadas, o jornal se revelou um veículo aberto, recebendo trabalhos de autores de outros estados e países, tendo em vista unicamente a sua qualidade. Murilo Rubião faleceu em 16 de setembro de 1991.

Homenagem

Para homenagear o escritor, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai promover uma audiência pública, no Auditório, nesta quarta-feira, às 19h, para debater a literatura, a política e o serviço público em relação a Murilo Rubião.

Saiba mais no site dedicado à obra do artista Murilo Rubião.

Anúncios