Moradores debatem segurança e bem-estar em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Moradores debatem segurança e bem-estar em Santa Tereza

Na Assembleia de moradores de Santa Tereza, realizada pela Associação Comunitária do Bairro (ACBST) na segunda-feira dia 30, no Oásis Clube, foram discutidos temas como segurança, fiscalização e limpeza.

Reuniao ACBST Major Ronaldo
Major Ronaldo responde dúvidas de moradores

Major Ronaldo, comandante da 20ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança no bairro, ouviu queixas e demandas, e apresentou alternativas para o combate à criminalidade. “A partir de agora teremos a intensificação do policiamento local, com a adição de mais viaturas e o aumento no efetivo de policiais. Ainda, haverá reforço nas vias de acesso a Santa Tereza”, anunciou.

O major sugeriu aos presentes a criação de um grupo no aplicativo watsapp para avisar à Polícia sobre situações e indivíduos suspeitos. Segundo Nathalia Alves, moradora responsável pela criação e gestão do grupo, o dispositivo funcionará como uma rede de proteção entre moradores, cobrindo todo o bairro, e comunicando diretamente com a 20ª Cia da Polícia Militar.

Nathalia também participa da organização de um Abaixo-Assinado que recolhe assinaturas de moradores reivindicando mais segurança nas ruas e estabelecimentos de Santa Tereza. “Tomamos a iniciativa logo após o assalto do Sr. Moacir, que chocou e sensibilizou a comunidade. Decidimos nos mobilizar para exigir da Polícia mais atenção à segurança do bairro, que é tradicional, tombado pelo Patrimônio Cultural e atrai muitos visitantes. Em uma semana já ultrapassamos 600 assinaturas e continuaremos recolhendo até o dia 10 de junho, quando será entregue ao Sub-Comando da PM e parlamentares que residem ou atuam em Santa Tereza”, detalha.

Fiscalização em bares e restaurantes

Reuniao ACBST Jose Carlos
José Carlos explica a atuação da Fiscalização

Outro tema bastante debatido foi o serviço de fiscalização da Prefeitura, representado pelo gerente José Carlos Costa. Durante a reunião, moradores denunciaram casos de abuso cometidos por comerciantes em relação a som alto, mesas, cadeiras e até mesmo sacolas de lixo impedindo o trânsito de pedestres em calçadas e praças de Santa Tereza.

José Carlos reforçou a importância de formalizar as reclamações, para que possam ser averiguadas e tomadas as providências cabíveis em cada caso. “Os setores de fiscalização da prefeitura trabalham de forma integrada, o que possibilita identificar várias aspectos ligados a regularidade dos comércios, como alvará de funcionamento, autorização para música ao vivo ou mesas na calçada, cuidados com a limpeza, entre outros, e o canal de atendimento ao cidadão é a central telefônica, pelo número 156”, explica.

Eleição de Diretoria da ACBST

Associação ACBST logo

O Presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), João Bosco Alves Queiroz, lembrou que no próximo domingo, dia 5 de junho, haverá votação para eleger a diretoria do biênio 2016 – 2018. A atual diretoria apresentou inscrição de chapa, com intenção de dar continuidade à gestão iniciada em 2014. Segundo o presidente, a chapa mantém os integrantes, com pequenas alterações, e o foco de atuação continua sendo segurança e bem-estar dos moradores e defesa do patrimônio de Santa Tereza, com ações voltadas para agilizar os processos de tombamento de imóveis protegidos, já em curso.

As votações ocorrerão no domingo de 8 às 16h, na Praça Duque de Caxias. Podem votar moradores e comerciantes do bairro, portando os seguintes documentos:
– Moradores: documento de identidade e comprovante de endereço;
– Comerciantes: documento de identidade do sócio, contrato social e comprovante de endereço do estabelecimento comercial.

Anúncios